A primeira edição do Projeto Cine Foto Debate começa nesta quinta-feira (4) no auditório 5S do campus Santa Mônica da UFU, a partir das 14h. Será exibido o filme "O Fotógrafo de Mauthausem", dirigido por Mar Targarona e escrito por Roger Danès e Alfred Pérez Fargas, sobre Francesc Boix (Mario Casas) um ex-soldado preso no campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial. Tentando sobreviver, ele se torna o fotógrafo do diretor do campo. Quando ele descobre que o Terceiro Reich perdeu para o exército soviético na batalha de Stalingrado, Boix torna sua missão salvar os registros dos horrores realizados no local.
Logo após a exibição, será realizado um debate sobre fotografia analógica com a presença do fotógrafo de Araguari, Henrique Vieira, que é neto e filho de fotógrafos. Ele iniciou a carreira profissional aos 13 anos de idade auxiliando seu pai em eventos sociais e tem experiência com fotografia analógica e digital. Hoje dirige o estúdio Foto Geraldo, empresa fundada pelo avô Geraldo Vieira e que já está a mais de 85 anos no mercado fotográfico da região.
O PROJETO
O “Cine Foto Debate”, idealizado e coordenado pela professora do curso de Jornalismo da UFU, Fernanda Torquato, propõe a exibição, e posterior discussão, de filmes, documentários e episódios de séries de TV sobre fotografia e fotojornalismo. Após a exibição, em alguns encontros, fotógrafos e fotojornalistas convidados vão conversar com os participantes sobre o tema do material audiovisual, as áreas que atuam e a profissão de fotógrafo ou fotojornalista.
O projeto será realizado nas tardes de quintas-feiras, de 15 em 15 dias, começa no dia 4 de abril e se encerra no dia 27 de junho de 2019, sempre das 14h às 18h. O evento é aberto ao público e oferece certificado. Os locais de realização dos três primeiros encontros já estão definidos e os outros serão divulgados no decorrer da realização nas mídias sociais do evento.
Os materiais audivisuais podem ser assistidos por alunos de outros períodos ou cursos e demais interessados.
PROGRAMAÇÃO:
04/04 – 14h
Local: Auditório 5S – campus Santa Mônica
Filme: O Fotógrafo de Mauthausen
Data de lançamento: 22 de fevereiro de 2019 na Netflix (1h 50min)
Direção: Mar Targarona
Elenco: Mario Casas, Richard van Weyden, Alain Hernández mais
Gênero: Biografia
04/04 - 16h
Local: Auditório 5S – campus Santa Mônica
Fotógrafo convidado: Henrique Vieira
Henrique Vieira tem 43 anos, é natural de Araguari. Neto e filho de fotógrafos, iniciou sua carreira profissional aos 13 anos de idade auxiliando seu pai em eventos sociais. Em 1994 ingressa na Universidade Federal de Uberlândia, cursando economia. Mas sua grande paixão, além da fotografia, sempre foi a Comunicação Social. Em 1995, deixa a UFU para ingressar na antiga FIT (atual Unitri) onde inicia seus estudos em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Após formar-se em 1998, fez alguns cursos de fotografia publicitária, incrementando o portfólio de produtos e serviços de seu estúdio: o Foto Geraldo, que hoje faz 85 anos no mercado fotográfico de Araguari e região. Como fotógrafo, fez vários cursos na Kodak, Senac São Paulo, Oficina de Photografia no Rio Grande do Sul, entre outros, além de um constante aperfeiçoamento na área da fotografia digital. Em 2005, após finalizar sua pós-graduação em Comunicação e Marketing pela USP, iniciou seus trabalhos como docente no Curso de Comunicação Social da Unipac Araguari. Como fotógrafo, além de vários trabalhos dentro do Brasil, Henrique já fotografou nos USA, Canadá, Inglaterra, Austrália e Bahamas.
Os interessados em participar do projeto podem conferir a programação completa neste link.