Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/03/2019 às 09h10min - Atualizada em 20/03/2019 às 09h10min

Hoje é Dia do Contador de Histórias

DA REDAÇÃO
Contadoras e contadores de histórias realizarão atividades na praça Sérgio Pacheco | Foto: Divulgação
Hoje é comemorado o Dia do Contador de Histórias e a recém-criada Academia Uberlandense de Contadores de Histórias Uberlândia (Auch), preparou uma programação especial para marcar a data. As atividades acontecem hoje, a partir das 9h, na casinha de madeira da Praça Sérgio Pacheco, em evento promovido em parceria com a Prefeitura de Uberlândia.

Será apresentado o projeto “Espetáculo de Contação de História – 1º Encontro de Histórias cantadas e brincadas”. A convidada desta edição é a Escola Estadual José Teófilo Carneiro. Professores e alunos irão se encantar com três grandes histórias.

É uma forma que a Auch encontrou de parabenizar os amantes por essa arte milenar. As histórias de hoje serão narradas pelos contadores Marcelo Arantes, Silvana Pavarine e Pietro Campo.

A presidente da Auch, Leda Gonzaga, explica que a tradição de comemorar esta data começou em 1991, na Suécia, com o principal objetivo de reunir os contadores de histórias e promover a prática em todo mundo. Através dos tempos, a arte de contar histórias marcou a história da humanidade.

Para o contador Marcelo Arantes contar histórias é compartilhar com o semelhante um dos momentos mais belos que a arte proporciona. “É tirar de dentro para fora a felicidade... passar mensagens do bem e de luz ajudando a despertar o bom e o belo inerentes no ser humano”, afirmou.

Já Silvana Pavarine descreve o ato de contar histórias como uma transformação que leva a momento de cumplicidade, companheirismo, e favorece a afetividade. “Não importa se você conta histórias para 4 pessoas ou para 200 pessoas, o amor é o mesmo, a vontade de tocar o coração dos que participam desse momento é o mesmo. Desde a escolha da história, dos recursos, figurino esse amor já aflora de maneira natural”.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90