Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/02/2019 às 08h21min - Atualizada em 27/02/2019 às 08h21min

Colégio de Uberlândia faz parceria com NBA em projeto inovador

Iniciativa pode viabilizar volta de uma equipe profissional de basquete na cidade

EDER SOARES
Cambraia, Cristiano Grama, Julio Abdalla e Arthur Borelli no lançamento do NBA Basketball School | Foto: Divulgação
Um programa inovador que tem a parceria de uma instituição de ensino da cidade com a liga mais famosa de basquete do mundo pode reascender as esperanças do torcedor de Uberlândia de ter novamente uma equipe profissional disputando as principais competições de basquete do país.

Em 2019, o programa NBA Basketball School, da liga norte-americana, chega a Uberlândia através do Colégio Gabarito, instituição de ensino agora licenciada pela NBA. O programa já existe em 20 núcleos espalhados por 20 países, como Índia, Grécia e Turquia e pela primeira vez chega ao Brasil, iniciando as suas atividades em Uberlândia, cidade com tradição no esporte da bola laranja, desde a década de 1960 com as equipes amadoras do Praia Clube e URT, até o início dos anos 2000 com a equipe do Uberlândia Unitri, campeã brasileira e sul-americana profissional.

Para receber o programa internacional, o ambiente do colégio foi estruturado para atender as exigências de padrão internacional. Para isso, a quadra da unidade que fica situada na avenida Rondon Pacheco foi adaptada para os padrões da metodologia NBA Basketball School.

O lançamento do projeto aconteceu na manhã de ontem, no auditório do Colégio Gabarito, e contou com as presenças de Arthur Borelli, diretor da Think Sports e representante do programa NBA Basketball School, além de Luís Cambraia, ex-jogador da Seleção Brasileira, (ex-atleta do Unitri), atualmente coordenador nacional do programa “Jogando pra Valer” que selecionou e desenvolveu todo o processo de licenciamento da unidade Gabarito, além de Cristiano Grama, ex-atleta e treinador da Seleção Brasileira sub-15 e sub-16 e da equipe profissional do Minas Tênis Clube.

As aulas começam no início de março, exclusivamente para alunos do Gabarito, mas em breve serão abertas inscrições para a seleção de jogadores de outras escolas, sejam elas municipais, particulares ou estaduais.

Na noite de hoje, às 20h, acontecerá um jogo-lançamento, na quadra da unidade, onde terá um confronto entre a equipe máster do Praia Clube e alunos do Colégio Gabarito. “Teremos a missão de desenvolver talentos e criar um cenário onde o basquete volte a ser protagonista na cidade”, afirma Cristiano Grama. Além das aulas baseadas na plataforma de ensino da NBA, o colégio terá equipes de competição, que ainda neste ano disputará torneios em nível municipal e estadual, como os Jogos Escolares.
 
PROFISSIONAL

Projeto pode ajudar volta do basquete adulto
 
Com a paralisação das atividades do Uberlândia Unitri, em 2015, nunca mais a cidade viu uma equipe disputando as principais competições nacionais e pelo mundo.

Ídolo histórico do basquete de Uberlândia, campeão sul-americano e brasileiro pelo Unitri, o ex-ala Cambraia, dono da empresa “Jogando pra Valer” e que trouxe o programa de expansão da NBA para o Colégio Gabarito, entende que poderá ser o início para a tão esperada volta do basquete adulto da cidade.

“Paralelamente, vamos construir um basquete para que futuramente possamos ter a possibilidade de voltar ao cenário do basquete nacional. Temos essa expectativa para o retorno do basquete. Esse método da NBA, a junção de um profissional como o Cristiano Grama e uma instituição tão sólida como é o Gabarito, quem sabe não seja este caminho. Vamos construir isso”, disse Cambraia.
 
O PROGRAMA
 
O programa NBA Basketball School é um dos negócios da marca NBA com atuação global e tem como propósito compartilhar o método de ensino do basquete de maior sucesso no mundo para crianças e jovens de todo Brasil. É voltado para meninos e meninas de 6 a 18 anos.

O objetivo é fazer com que o basquete protagonize novamente o esporte local com a promessa de desenvolver grandes atletas, além de desenvolver valores, diversão e bem-estar aos alunos que participarão do projeto. “Queremos proporcionar aos jovens atletas a oportunidade única de desenvolvimento através de técnicas de treinamento testadas e validadas mundialmente. O método é focado no desenvolvimento de habilidades e na promoção de valores positivos como integridade, trabalho em equipe, respeito e determinação”, disse Júlio Abdalla, diretor do Sistema Gabarito, que já é patrocinador da equipe de vôlei adulto da Academia do Vôlei (Uberlândia/Gabarito/Start), que disputa a Superliga C e competições de âmbito municipal e estadual

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90