27/02/2019 às 08h10min - Atualizada em 27/02/2019 às 08h10min

Blocos ganham força no Carnaval de Uberlândia

Sem os tradicionais desfiles das escolas de samba, grupos se mobilizam para animar espaços públicos e espaços privados também preparam atividades carnavalescas

ADREANA OLIVEIRA
Bloco Corpo Sensual, atração do Karnaval não oficial do Udão, animou a galera na praça e se apresentará neste ano no antigo Fórum | Foto: Abre Alas/Divulgação
Sem os desfiles na Avenida do Samba o Carnaval em Uberlândia, foliões e articuladores culturais se reúnem em coletivos como o Abre Alas para promover ações dentro do Karnaval não oficial do Udão, que vem ganhando força desde 2017. Neste ano são três dias de festa com entrada franca. Só há uma exigência: vista sua fantasia.

Segundo um dos organizadores, Luiz Gustavo Miotto, a ideia é divulgar a cultura do Carnaval de rua, sempre com entrada franca. “O Abre Alas surgiu para apoiar essa folia sempre aberta ao público, atuando em várias frentes inclusive no contato com os artistas, que fazem toda a diferença”, disse. Mesmo realizando eventos sem fins lucrativos, o coletivo arcou com todas as despesas para montagem da estrutura na praça do Centro Cultural de Uberlândia (antigo fórum Abelardo Penna. “É um grande esforço que fazemos para divulgar essa cultura de rua e esperamos mais apoiadores nas próximas edições”, comentou Miotto.

Entre os destaques está o bloco Corpo Sensual, que leva o clima de malhação para o Centro Cultural. Na edição de 2018 a praça Clarimundo Carneiro ficou lotada e o público aderiu em peso. Os eventos que são abertos ao público contam com apoio da Prefeitura de Uberlândia.

FAMÍLIA

Muitos dos eventos contemplam as crianças. O Uai Q Dança apresenta hoje, dentro do espaço “Mamãe eu quero” a história "O amor de Pierrot e Colombina", que se passa na antiga Veneza e foi passada através da tradição oral por atores e pesquisadores. “O fim da estória envolve o público e leva a todos a festejar juntos, enquanto Pierrot (Call Oliver) e Colombina (Amanda) conduzem uma dinâmica a fim de envolver a todos os participantes para que no fim de tudo, eles possam fugir sem que a cidade perceba”, disse a idealizadora Fernanda Bevilaqua.

O Uberlândia Shopping realiza o “Bailinho de Carnaval” que além de música para as crianças brincarem tem ainda pintura facial e concurso de fantasias.

Clubes como o Cajubá Country Clube e o Caça & Pesca Itororó de Uberlândia prepararam uma programação de shows e atividades para o período que garantirá diversão aos sócios e convidados.

SILÊNCIO NOS BARRACÕES

O silêncio impera nos barracões das escolas de samba de Uberlândia, que há três anos não realiza o tradicional carnaval de rua com os desfiles na Avenida do Samba. “Em 2019 resolvemos não participar de nenhum evento, mas continuamos na luta para, se Deus quiser, nosso Carnaval retornar no próximo ano”, disse o presidente da Acadêmicos do Samba, escola com 38 anos de história, Enildon Pereira Silva.

Fundada em 1957, a maior campeã do carnaval de rua de Uberlândia, Tabajara, também trabalha na reestruturação para 2020 e segundo o carnavalesco Léo Silva, não participa de nenhum evento neste ano. “Temos aproximadamente 30 títulos, 12 consecutivos nos últimos carnavais da qual tenho a honra de ocupar o cargo de presidente. É uma pena ver nosso carnaval nessa situação sem o apoio dos nossos governantes”, disse Léo Silva.
 
EVENTOS DE CARNAVAL EM UBERLÂNDIA

UAI Q DANÇA
HOJE (27)


Foto: Do Fotografia/Divulgação


18H30 ÀS 20H MAMÃE EU QUERO: A proposta do Uai Q Dança é valorizar a essência do Carnaval. Haverá uma contação de uma história carnavalesca pelo ator Call Oliver (foto) e na sequência um bailinho de Carnaval bem descontraído para todos que forem: crianças e familiares
Entrada franca
Local: Uai Q Dança - Entrada pelo Palco de Arte (R. Coronel Manoel Alves 22, Fundinho)
INF.: 3236-5056
 
UBERLÂNDIA SHOPPING
02 A 05/03
14H ÀS 18H BAILINHO DE CARNAVAL
Local: Uberlândia Shopping
Entrada franca
Inscrições: de 02 a 04 de março das 14h às 18h na Praça de Alimentação
Atrações: Música com bandas de marchinhas, concurso de fantasia, pintura facial e animadores
 
KARNAVAL NÃO OFICIAL DO UDÃO
Entrada franca para todos os eventos. Obrigatório o uso de fantasia. Nos eventos no espaço do antigo Fórum a classificação é 18 anos, permitida a permanência de menores acompanhados pelos pais ou responsável legal. Para cortejo e outros eventos a classificação é livre
02/03
14H Bloco Corpo Sensual
Local: Concentração na Praça Clarimundo Carneiro seguida por cortejo até a praça do Centro Cultural de Uberlândia (antigo Fórum)
19H Bloco Donxs do Udão (Drags)
Local: Concentração na Praça Clarimundo Carneiro seguida por cortejo até a praça do Centro Cultural de Uberlândia
 
3/3
14H Brilha Brilha Espassim
Local: Praça Sérgio Pacheco (centro) – com cortejo em direção ao Centro Cultural
04/03
14H Bloco do Pexim
Local: Centro Cultural
 
CARNAVAL CAJUBÁ COUNTRY CLUB
Local: Cajubá Country Club (Antônio Marquês Póvoa Júnior, 35, Vigilato Pereira)
Ingresso: Entrada gratuita para sócios, que podem retirar convites para convidados na secretaria do clube de segunda a sexta-feira das 8h às 18h
SEXTA (1º/03)
19h Dino Gaiah e concurso de fantasias para crianças
SÁBADO (02)
12h Marcelo Toddinho com especial de samba
DOMINGO (03)
11h Oficina de máscaras para as crianças
12h Show para toda família com a banda Sociedade Livre
SEGUNDA (04)
19h show com Vandão e Banda
TERÇA (05)
12h a programação de Carnaval se encerra em grande estilo com o Quinteto do Samba, grupo que animou o Baile de Máscaras realizado no último dia 22 no antigo Fórum Abelardo Penna
 
CARNAVAL CLUBE CAÇA E PESCA ITORORÓ
Local: Av. Lidormira Borges do Nascimento s/n
Sábado (2)
17h às 21h – Bar 3 – Banda Engenho Novo
Domingo (3)
13h às 17h – Bar 3 – Banda Estação Swing
Segunda (4)
13h às 17 – Bar 3 – Divans&Banda
Terça (5)
13h às 17h – Bar 3 – Banda Estação Swing
A programação é aberta aos associados e convidados, que devem retirar ingressos na portaria do clube
INF.: 3236-4143
 
OUTROS EVENTOS
1º/03
16h BLOCO DO BAIANO
Local: Teatro de Arena da Praça Sérgio Pacheco
Entrada franca
02/03
BLOCO EXTRAVASA
16H na sede do Bloco Extravasa (Rua do Engenho, 255, bairro Morumbi)
Entrada franca
 
2 a 6/03
16H À 00H CARNA BULL
Entrada franca (consumo à parte)
Local: Bullteco Bar (R. Francisco Vicente Ferreira, 206, Santa Mônica)
INF.: 99154-8545
 
03/03
CARNAVAL ELETRÔNICO
14H BLOCO MARTE ATACA
Local: Concentração na Praça Clarimundo Carneiro seguida por cortejo até a praça do Centro Cultural de Uberlândia
15H Bloco Unidos da Bait de carnaVRAU
16H Bloco do Baiano
Local: Teatro de Arena da Praça Sérgio Pacheco (Centro)
 
05/03
O Bloco pedalaDÃO, que sai com bike de som, leva foliões em suas bicicletas para as ruas da cidade. Local de concentração e trajeto serão divulgados nos próximos dias.
 
SÁBADO (09)
15H ÀS 23H PÓS CARNAVAL DO UDÃO
Local: Chácara do Baiano (R. Márcio Ribeiro da Silva, 460, Chácaras Tubalina)
Ingressos: a partir de R$ 10 à venda na Alpha Nutrition (Center Shopping), Rei do Suplemento (Pratic Shopping), Marechal Store, Bullteco Bar e pelo baladapp.com.br (com taxa de conveniência)
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »