Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/02/2019 às 08h13min - Atualizada em 26/02/2019 às 08h13min

Academia de Contadores de Histórias vira realidade

Solenidade de instalação da Auch acontece hoje no auditório da Prefeitura

ADREANA OLIVEIRA
Esses são alguns dos membros da Academia Uberlandense de Contadores de História que tomam posse logo mais | Foto: Divulgação
A tradição da contação de história ganha um novo e importante capítulo em Uberlândia, nesta noite. Acontece, a partir das 19h no Auditório Cicero Diniz, na Prefeitura, a solenidade que marca a instalação da Academia Uberlandense de Contadores de Histórias (Auch). Na ocasião, tomarão posse os membros efetivos fundadores, membros beneméritos e patronos.

Apesar da importância da valorização da transmissão oral de cultura, em todo o Brasil, com a Auch, somam três Academias, as outras duas são em Brasília e Sergipe. Para Leda Gonzaga, escritora e contadora de história, essa é uma conquista para Uberlândia. “Ela vem agregar valores, conhecimentos e muitas histórias para nossa cidade e região e onde nossos sonhos possam chegar”.

Leda explica que a ideia surgiu em 2016, quando participou do Encontro de Contadores em Brasília com os amigos das histórias, mas ganhou força em 2017, quando participou de um outro Encontro dos contadores em Aracaju (SE). “Vi a magia desses dois encontros despertar dentro de mim o que eu sempre procurei e nunca havia encontrado entre minhas escritas como escritora e esse sonho em reunir todos que fazem parte dessa magia do encantamento”, comentou.

Outra parceria da iniciativa é Claúdia Stocker bibliotecária e membro da Academia Sergipana, que se propôs a ajudar Leda, a partir de outubro do ano passado, a formar Academia em Uberlândia, que começou a ganhar seu Estatuto. “Foi aí que vi que meu sonho não era pequeno e sozinha jamais conseguiria. Comentei com a Bete Neves e a Rosângela Santos e pela primeira vez não levei um balde de água fria. Elas toparam de cara mergulhar nesse universo maluco e mágico daquele momento e eu nem acreditei. Hoje juntas tomaremos posse sendo as fundadoras desta grande façanha”, adiantou.

A primeira contação como uma academia foi na casinha de madeira da Sérgio Pacheco com alguns membros da atual escola de xadrez, que dividiram o espaço com os contadores, e depois outras contações aconteceram no Parque do Sabiá, da Biblioteca Municipal e bibliotecas do Sesi Indústria do Conhecimento I e Shopping Park. A Secretaria de Cultura é apoiadora do projeto.

Ainda sem sede fixa, a Academia que tem 27 membros que tomam posse hoje, estuda algumas possíveis parcerias enquanto segue sua itinerância. O importante é contar as histórias para pessoas e instituições de qualquer idade e segmento social.

Pessoas de Uberlândia e região que quiserem fazer parte dos projetos da Auch podem entrar em contato diretamente com a presidente, Leda Gonzaga pelo telefone (34) 99179-5556. Os eventos da instituição são divulgados pelas redes sociais e também pelo site da Prefeitura de Uberlândia.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90