Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/02/2019 às 08h49min - Atualizada em 21/02/2019 às 08h49min

Espaço do antigo Fórum recebe seu primeiro evento Cultural

Baile de Máscaras acontece nesta sexta-feira naquele que deve ser um marco na cena cultural da cidade

ADREANA OLIVEIRA
Paulo Curcino é o proponente da festa que acontece amanhã, no local que logo deve ganhar novo nome | Foto: Adreana Oliveira
A noite de sexta-feira (22) tem tudo para marcar a história cultural de Uberlândia. Acontece na praça Jacy de Assis, mais precisamente no espaço ocupado até pouco tempo pelo Fórum Abelardo Pena, como parte do Circuito Antigos Carnavais – Revivendo o melhor, o Baile de Máscaras. O evento é o primeiro a ser realizado naquele que deve ser o maior espaço cultural da cidade.

Paulo Curcino, responsável pelo projeto Mercado Cultural Minas, tem uma grande expectativas quanto à realização do baile – que teve edições no Mercado Municipal - no novo espaço. “Como tem previsão de chuva as pessoas não precisam se preocupar porque temos uma grande área coberta, ou seja, com chuva ou sem chuva a festa está garantida”, disse ele ao Diário de Uberlândia, durante uma visita à área.

Projetado pelos arquitetos Roberto Pinto Manata e José Carlos Laender de Castro, o prédio foi inaugurado em 1977 e tem inspiração na arquitetura brutalista dos anos 1970, que explora o concreto não só como estrutura, mas no acabamento. Agora, área de mais de 3 mil metros quadrados que abrigava o Fórum deve dar uma nova vida cultural ao centro de Uberlândia. O prédio é formado por subsolo, térreo e primeiro pavimento.

“O poder público está cedendo o espaço do Fórum para essa primeira experiência, somos parceiros e junto com os organizadores avaliaremos todas as condições da estrutura. Queremos a ocupação desse espaço maravilhoso que será um grande farol de cultura no nosso município”, disse Mônica Debs, secretária de Cultura, ao Diário de Uberlândia.

Curcino afirma que já há uma proposta de nome para o novo espaço e a secretária confirma. Porém, ainda está em fase de aprovação. “Logo vocês terão mais detalhes. O importante neste momento é otimizar a parte externa e trazer mais eventos para que a população usufrua deles. Esse novo espaço cultural vem para um eixo norteador de várias dinâmicas dentro da área cultural. O espaço vai abrigar um outro sentimento, diferente daquele para o qual foi construído”, afirmou Mônica.

Curcino, na terça-feira, e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) já estavam no local para limpeza e início da montagem da área que receberá o palco, área de alimentação e bebidas e banheiros químicos. “Espero que este seja o primeiro de muitos eventos aqui. As pessoas podem vir tranquilas com suas famílias e terão uma boa estrutura para aproveitar o baile, dançar ao som das antigas marchinhas ou jogar conversa fora com os amigos em um dos bares montados com toda segurança”, comentou.

A grupo Quinteto do Samba será o responsável por trazer o clima dos antigos carnavais para os foliões, que estão convidados a entrarem no clima e levarem suas fantasias, máscaras e principalmente alegria para esse novo espaço.

SERVIÇO

O QUE: Baile de Máscaras
ATRAÇÃO MUSICAL: Quinteto do Samba
LOCAL: Antigo Fórum, Praça Jacy de Assis
ACESSO: pela rua Coronel Antônio Alves Pereira – palco montado dentro do espaço entre as avenidas Afonso Pena e João Naves de Ávila
QUANDO: amanhã (22), das 19h às 23h
ENTRADA: 3 litros de óleo
CLASSIFICAÇÃO: livre

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90