Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/02/2019 às 10h27min - Atualizada em 19/02/2019 às 10h27min

O adeus a um ícone da moda mundial

Estilista alemão Karl Lagerfeld morreu nesta terça-feira (19) em Paris

ADREANA OLIVEIRA COM FOLHAPRESS
Karl nunca quis revelar a idade mas acredita-se que tinha 85 anos | Foto: Divulgação
Morreu nesta terça-feira (19), em Paris, o estilista alemão Karl Lagerfeld, diretor criativo da grife Chanel desde 1983 e um dos ícones da moda mundial nas últimas décadas. A notícia foi confirmada por um funcionário da grife, que preferiu não se identificar, à agência internacional de notícias Reuters. O designer nunca quis revelar sua idade, mas acredita-se que tenha nascido em setembro de 1933, ou seja, que tivesse hoje 85 anos.

Ele havia sido hospitalizado na noite de segunda (18), no Hospital Americano de Paris, em em Neuilly sur Seine, na periferia noroeste da cidade. Até o fechamento desta edição a causa da morte não havia sido divulgada. Em nota, a Casa Karl Lagerfeld publicou uma nota de pesar. “Ele um dos mais invluentes e celebrados designers do século 21 e um ícone, símbolo universal de estilo...Ele deixa um legado extraordinário como um dos maiores designers de nossos tempos e não há palavras para expressar o quanto sua falta será sentida”.

Natural de Hamburgo, Karl Otto Lagerfeld chegou à capital francesa no começo dos anos 1950, com a mãe. Em 1955 começou sua trajetória no mundo da moda trabalhando com o estilista Pierre Balmain, de quem foi assistente. Passou em seguida pelas grifes Jean Patou e Chloé, antes de aportar na italiana Fendi, cujo comando ele acumulava com o da Chanel.

Conhecido pela cabeleira branca, pelas luvas de couro com os dedos à mostra e pelos óculos escuros dos quais parecia nunca desgrudar, Lagerfeld criou sua própria maison de alta costura em 1984. Lagerfeld também colaborou com várias marcas do chamado fast fashion, entre elas está a brasileira Riachuelo.

O estilista conquistou um exército de celebridades durante sua carreira. Posaram para ele modelos como Kendall Jenner e Conchita Wurst. Entre seus clientes, Madonna, Lady Gaga, Lily Rose-Depp (filha do ator Johnny Deep e cantora Vanessa Pardis), Pharrel Williams, Justin Bieber e Kirsten Stewart, entre outros.

Lagerfeld também inseriu um estilo rocker em suas criações e tudo lhe servia de inspiração, inclusive a fiel escudeira, a gatinha Choupette.
Após a publicação da notícia da morte de Lagerfeld, celebridades, artistas, fashionistas o homenagearam em suas redes sociais.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90