Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/02/2019 às 07h46min - Atualizada em 19/02/2019 às 07h46min

Parque do Pau Furado terá sede revitalizada

Obra será bancada pelo Dmae como contrapartida pelo sistema Capim Branco

VINÍCIUS LEMOS
Vice-prefeito e diretor geral do Dmae, Paulo Sérgio Ferreira, assina ordem de serviço | Foto: Valter de Paula/Secom/PMU
Foi assinada, ontem, em Uberlândia, a ordem de serviço para a reforma do prédio da administração do Parque Estadual do Pau Furado. A obra será arcada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), ao custo de R$ 686 mil, como uma das contrapartidas do Município por conta da construção do Sistema Produtor de Água de Capim Branco. Ao todo, o Município tem 17 condições a serem cumpridas nesse sentido.

A obra no Parque poderá começar a qualquer momento e tem duração prevista de quatro meses. Escritório, anfiteatro, casa de apoio, paisagismo, pátio e equipamentos de segurança serão revistos na ação. O projeto foi elaborado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e executado pelo Dmae, por meio de contratação da empresa Service Construções e Serviços LTDA (Sercon), que venceu processo licitatório.

Como divulgado pelo Município, o pátio, que era o antigo curral da fazenda onde hoje é o parque, terá o embarcadouro recuperado, além de receber piso de blocos, iluminação, placas com mapas das trilhas e informação aos visitantes. No escritório, haverá substituição do forro, piso e cobertura. O espaço também terá nova pintura e contará com portas de madeira, além de melhorias na segurança, com a instalação de 29 sensores de presença, entre outras benfeitorias no anfiteatro, casa de apoio e bicicletário.

“Nós acreditamos que uma obra como essa da estação de tratamento da Capim Branco tem os impactos mitigados. Temos várias condicionantes quanto ao licenciamento ambiental dessa obra. Alguns já foram cumpridos, outros estão em fase de cumprimento, além de mais alguns [que serão cumpridos] depois da operação da estação”, disse o vice-prefeito e diretor geral do Dmae, Paulo Sérgio Ferreira. Das 17 contrapartidas, segundo informações da autarquia, 11 já foram cumpridas ou estão em fase de cumprimento.

Para a gerente do Parque Estadual do Pau Furado, Eliete Vilarinho, a obra melhora o trabalho dos servidores. “Desde a implantação do parque, a administração foi instalada numa casa de fazenda que foi adaptada do jeito que a gente conseguiu. A gente fica extremamente feliz porque finalmente foi possível viabilizar a finalização da reforma da sede”, disse. No local há 15 funcionários, além do atendimento a visitantes e pesquisadores.
 
O PARQUE
 
Criado em 2007, o Parque Estadual do Pau Furado (que abrange território dos municípios de Araguari e Uberlândia) conta com uma área total de 2,1 mil hectares. Conserva o bioma Cerrado, com pequenas intercorrências do bioma Mata Atlântica. Na área, já foram identificadas 932 espécies de fauna e flora.

O local ficou fechado por dois anos por falta de estrutura, mas foi reaberto em 2018. A visitação ocorre de terça a domingo e feriados, das 8h às 16h, sendo limitada a entrada de visitantes até as 15h. De terça a sexta, o atendimento é realizado exclusivamente por agendamento prévio. Aos sábados, domingos e feriados o Parque atende ao público em geral e não necessita de prévio agendamento.
 
 CAPIM BRANCO

Segundo o diretor do Dmae, Paulo Sério Ferreira, houve um aditamento do prazo para conclusão e início dos trabalhos na estação Capim Branco. O prazo previsto para conclusão da obra era outubro de 2018, mas por fatores como atrasos de desapropriações e de projetos, além de revisão de contratos entre Município, Caixa e construtora, o prazo para início dos trabalhos mudou para o final de 2020. “Hoje, a obra está em pleno funcionamento. Temos a adutora que sai da captação e vai para estação e chega nos reservatórios do bairro Custódio Pereira   com 95% da obra concluída. A estação de tratamento de água, que é a maior obra, está 75% concluída. A caixa de transição está mais de 90% concluída. O que está faltando são obras elétricas, de automação, que estão contratadas, mas leva um tempo para produzir equipamentos”, disse.

O Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco foi projetado em 2012 e as obras tiveram início em 2015. Junto aos atuais sistemas, vai ofertar água para 1,5 milhão de pessoas. Nesta primeira etapa, os investimentos são da ordem de R$ 300 milhões.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90