Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/02/2019 às 18h36min - Atualizada em 15/02/2019 às 18h36min

Som ao vivo volta a ser permitido no Mercado Municipal

Medida garante apenas atrações com voz e violão; Evento piloto ocorrerá neste sábado (16) em um dos bares

CAROLINE ALEIXO
Prefeitura autoriza música ao vivo apenas no estilo voz e violão no Mercado Municipal Foto: Paulo Curcino
O tradicional samba nas tardes de sábado no Mercado Municipal está de volta. Um ofício da Prefeitura de Uberlândia enviado aos proprietários de bares e restaurantes do local, nesta sexta-feira (15), garante as atrações musicais, mas apenas ao estilo voz e violão.

A agenda musical estava suspensa desde dezembro depois de o Município notificar alguns estabelecimentos que descumpriam as regras e receber diversas reclamações dos moradores nas imediações, em virtude do barulho.

No ofício assinado pela secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, e pela secretária de Agropecuária e Abastecimento, Walkiria Borges Naves, é informado que apenas a proposta do bar Uberbrau, com uso de música ambiente, foi aceita pela Administração. Sendo assim, ficam liberadas as atrações musicais no espaço apenas dentro desses moldes, sem utilização de grupos com muitos músicos e instrumentos.

Os requerimentos com pedido de alvará para realizar o evento com música ao vivo devem ser feitos junto à Prefeitura com 30 dias de antecedência. As datas serão liberadas para as quintas-feiras e sábados, com exceção de datas reservadas para eventos públicos.

EVENTO PILOTO
Como experiência, um evento piloto será realizado neste sábado (16) pelo Cantina Curcino para que tanto a Prefeitura de Uberlândia, como os moradores da região possam avaliar o andamento do evento dentro das normas.

De acordo com o proprietário do restaurante, Paulo Curcino, foram feitas diversas reuniões envolvendo todas as partes até que se chegasse ao consenso de um formato que atendesse a todos e sem muitos prejuízos aos empresários.

Na comparação com os dias que havia música ao vivo, especialmente apresentações de samba, por exemplo, ele comentou que observou uma queda de mais de 50% no movimento do estabelecimento.  

“As pessoas vão ao Mercado logicamente pela comida, pelo ambiente, mas a música era determinante, até pela tradição do samba aos sábados. Então o que a gente buscou nesse período foi a regulamentação, seguir à risca a legislação”, comentou Paulo.

Segundo ele, o estilo voz e violão terá amplificação respeitando o volume permitido e alguns instrumentos de percussão estão permitidos apenas para a “marcação” dos músicos.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90