Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/02/2019 às 16h20min - Atualizada em 13/02/2019 às 16h20min

Fortes tempestades são previstas para atingir Uberlândia nos próximos dias

Defesa Civil emite alerta e dá dicas de prevenção durante as chuvas

BRUNA MERLIN
Fortes tempestades devem atingir Uberlândia nos próximos dias | Foto: Arquivo Pessoal
Fortes tempestades estão previstas para a cidade de Uberlândia e outros municípios do Triângulo Mineiro nos próximos dias. A Defesa Civil emitiu um alerta nesta quarta-feira (13) e o Diário de Uberlândia listou abaixo os principais pontos em caso de eventuais alagamentos na cidade.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas irão começar no fim da tarde desta quinta-feira (14) e continuarão até o fim de semana. Elas podem vir acompanhadas de fortes ventos e trovoadas. 

Ainda de acordo com o Inmet, a mudança na previsão é devido à chegada de uma frente fria do litoral de São Paulo e ao calor excessivo dos últimos dias. Outro motivo é a condição típica do verão, que apresenta aumento das temperaturas e incidência de tempestades.

Com as chuvas os termômetros poderão diminuir, variando com mínima de 20ºC pela manhã e 29ºC no decorrer da tarde. A umidade relativa do ar irá aumentar podendo chegar a 100%.

Orientações
Para amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas, a Defesa Civil de Uberlândia emitiu um alerta sobre a condição climática e divulgou uma lista de dicas de prevenção para antes, durante e depois da tempestade.

A principal orientação é acondicionar bem o lixo doméstico e colocá-lo em local adequado para a coleta. O descarte em locais irregulares faz com que os resíduos sejam levados pelas enxurradas e cause entupimento de bueiros e bocas de lobo.

Antes da chuva é necessário que telhados passem por manutenções, que os aparelhos eletrônicos sejam desligados e que muros e paredes propensas a cair sejam reforçadas. Em caso de emergência, basta entrar em contato com o órgão pelo número 199.

Pontos de alagamento
De acordo com um Plano Preventivo Pluviométrico realizado pela Defesa Civil, a cidade de Uberlândia tem 43 vias consideradas pontos de alto risco de alagamento. As principais são avenidas Rondon Pacheco, Anselmo Alves dos Santos, Getúlio Vargas e Travessias do Córrego Lagoinha e Córrego do Lobo. Confira os locais de interdição em caso de eventuais alagamentos: 

- Avenida Cesário Alvim cruzamento com a ruas Alagoa e Paraná
Desvio: BR-050 e BR-365, sentido Bairro Tibery

- Avenida João Naves de Ávila cruzamento com a Rua Prata
Desvio: Rua Joaquim Cordeiro

- Avenida Rio Branco cruzamento com a Rua Olegário Maciel
Desvio: Avenida Rio Branco sentido Rua Duque de Caxias

- Avenida Marcos de Freitas Costas cruzamento com a Rua João Thomaz de Rezende
Desvio: Rua Thomaz de Rezende

Confira a lista completa no
site da Prefeitura.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90