Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/02/2019 às 16h09min - Atualizada em 12/02/2019 às 16h09min

Primeiro LIRAa de 2019 aponta 5,2% de infestação do Aedes aegypti em Uberlândia

Número é quase o dobro do recomendado pelo Ministério da Saúde. Ações são realizadas para prevenir epidemias.

Foto: Prefeitura de Uberlândia
O resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 apontou 5,2% de infestação em Uberlândia, quase o dobro da média recomendada pelo Ministério da Saúde. Em relação ao ano passado o número abaixou 0,8%

Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreram todos os bairros da cidade. Dos 12.582 imóveis vistoriados, 76% dos criadouros foram encontrados em residências. Os focos foram identificados em pneus, vasilhas, latas, baldes e ralos.

Os bairros Tocantins, Luizote de Freitas, Taiamam e Jardim Patrícia estão entre os locais que apresentaram os maiores índices de infestação.

De acordo com a Prefeitura, quase dois mil casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, como zika, febre amarela e chikungunya, foram registrados no município desde o início do ano até o dia 11 de fevereiro.

2018
O primeiro
Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2018 apontou um índice de 6,7% de infestação dos imóveis. Na época, a maioria dos criadouros também foram encontrados em residências.

Os bairros Patrimônio, São José, Jardim Célia e Fundinho apresentaram os maiores índices de focos do mosquito.

Ações
Em janeiro de 2019, uma campanha de conscientização foi lançada pela Prefeitura para eliminar os criaduros do mosquito e evitar que a cidade sofra uma epidemia das doenças. Ação é realizada juntamente com a população para previnir o aumento do índice de infestação nos próximos meses do ano.

Além disso, o Programa de Controle da Dengue conta com um conjunto de 14 ações praticadas todos os dias nas cidade. Entre elas, estão a aplicação do adulticida que combate os mosquitos na fase adulta e a coleta de pneus em residências. Os interessados podem solicitar o recolhimento pelo relefone (34) 3213-1470.

Confira na edição do Diário de Uberlândia desta quarta-feira (13), mais informações sobre o resultado do LIRAa com o coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda e outros especialistas. 




 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90