Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/01/2019 às 08h46min - Atualizada em 26/01/2019 às 08h46min

Oficinas de contação de histórias em pontos turísticos

Projeto é uma parceria entre Academia Uberlandense e Prefeitura

Iniciativa do projeto que começa hoje é da Academia Uberlandense de Contadores de História | Foto: Divulgação

Tem início hoje em Uberlândia um projeto que visa levar mais cultura a locais públicos e turísticos da cidade. A parceria entre a Prefeitura de Uberlândia com a Academia Uberlandense de Contadores de História (AUCH) levará atividades e oficinas gratuitas a todos os públicos. O propósito do cronograma, que se estende por todo o ano, é preservar a tradição do narrador oral e estimular a paixão pelos livros e histórias.

O primeiro teatro interativo do projeto acontecerá neste sábado (26) e abordará o livro “A saia mágica de Alice”, contado pelo grupo Contadores Brincantes. O evento é aberto ao público e acontecerá das 16h às 17h, na Casinha do Papai Noel da Praça Sérgio Pacheco.

As organizadoras e fundadoras da AUCH, Elizabete Neves, Leda Gonzaga e Rosangela Santos, fazem parte do grupo de 27 membros acadêmicos que compõe essa nova geração de contadores de história que se une aos veteranos para manter viva a tradição. Os eventos farão parte do calendário cultural - com exceção dos meses de fevereiro e julho - e são apoiados pelas secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Segundo Leda, o plano do grupo é estar cada vez mais inserido na rotina de crianças e adolescentes estudantes. “A programação tem atividades variadas com objetivo de expandir a narração oral para crianças e despertar nos adultos o hábito da leitura em casa. As parcerias com Prefeitura são fundamentais, pois chegaremos a mais pessoas nos espaços públicos. Dessa forma, estimulamos o imaginário das crianças para conciliar o uso crescente da tecnologia com as atividades lúdicas, além de torná-las mais críticas e criativas. Futuramente, a Academia pretende levar a contação de histórias para dentro das escolas de Uberlândia”, afirmou a organizadora.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90