Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/01/2019 às 08h34min - Atualizada em 24/01/2019 às 08h34min

Onça-pintada do Zoológico Municipal morre em Uberlândia

DIVULGAÇÃO - SECOM/PMU
Lara chegou ao zoológico em 2011, encaminhada pelo Ibama e vinda de um hotel parque de Rondônia (RO) | Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU
A Prefeitura de Uberlândia divulgou a morte de uma das principais atrações do Zoológico Municipal. Lara, a onça-pintada do local, morreu no fim da tarde de ontem (23).
 
De acordo com o veterinário responsável pelo zoo, Evandro Canelo, o animal foi submetido a uma cirurgia criteriosa na manhã de hoje, em virtude de um tipo de tumor nas mamas (neoplasia).  A onça estava sendo acompanhada por profissionais do Município e por uma equipe de especialistas em medicina de animais selvagens da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Quando detectamos a anomalia, iniciamos ciclos periódicos de medicação. Como o quadro clínico dela não teve tantas alterações, apesar do tratamento monitorado, decidimos executar a cirurgia para retirar uma das mamas”, contou.
 
Evandro explicou que o procedimento foi tranquilo e que o animal permaneceu estável até o final da tarde, quando estava prestes a acordar. “As amostras recolhidas durante o procedimento acusaram células malignas, mas a causa definitiva da morte só poderá ser apontada após o encaminhamento do material genético para análise histopatológica no Hospital Veterinário da UFU”, acrescentou.
 
Lara chegou ao zoológico em 2011, encaminhada pelo Ibama e vinda de um hotel parque de Rondônia (RO). O corpo da onça será doado à UFU para estudos.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90