Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/01/2019 às 08h02min - Atualizada em 11/01/2019 às 08h02min

Paratletas são convocados para Copa do Mundo

EDER SOARES
Equipe uberlandense segue treinamentos no UTC antes da Copa do Mundo| Foto: Ascom/Futel
Uberlândia terá quatro representantes da equipe paralímpica de halterofilismo na Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo, marcada para acontecer entre os dias 8 e 12 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes. De um número de 17 nomes que compõem a lista do time verde e amarelo, estão Lara Lima, Mateus Silva, Maria Rita Martins e Vinícius Freitas, todos componentes do time do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), que mantém parceria com a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

Os paratletas terão a chance de obter índices classificatórios para outras competições, em especial os Jogos Paralímpicos de 2020, maior objetivo dos competidores para o ano. A equipe embarcará na semana que antecede a competição. Os paratletas terão uma semana de preparação juntamente com os outros convocados, no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo, onde também passarão por testes e avaliações.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) também convocou o técnico da CDDU/Futel Wéverton dos Santos, que já foi chamado em outras convocações do time brasileiro e é uma das referências no paradesporto nacional. Ele acredita na capacidade técnica e na boa preparação dos atletas locais em um ano que antecede aos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Este é um dos torneios mais fortes da modalidade e nos dará um panorama de como os atletas vão se comportar neste ano pré-paralimpíadas. A expectativa é alta, especialmente porque dá índice para os Jogos Paralímpicos. Estamos com halterofilistas muito bem preparados e determinados na busca pelo índice para Tóquio”, disse Wéverton Santos.

Entre os quatro atletas da cidade, a jovem Lara Lima, de apenas 15 anos, é uma das mais animadas para o ano que começa. No ano passado, ela representou o Brasil na disputa do Open Internacional e Campeonato Regional das Américas, disputado em Bogotá (Colômbia). Lá, ela conquistou a medalha de ouro na categoria até 41 kg, além de bater o recorde brasileiro adulto e o recorde das Américas Júnior. Agora, Lara vive a expectativa de disputar sua primeira Copa do Mundo.

“Para mim é muito importante estar pela primeira vez no Mundial, e mais ainda, estar junto de pessoas conhecidas, o que ajuda aliviar a ansiedade. É fundamental estar participando de mais uma competição internacional, onde espero, novamente, fazer o melhor que eu puder para conquistar mais um grande resultado, não somente para a Seleção Brasileira, mas também para a nossa equipe da CDDU/Futel e para a cidade de Uberlândia”, afirmou.
 
CONVOCADOS DE UBERLÂNDIA
Mateus Silva
Lara de Lima
Maria Rita Martins
Vinícius Freitas
Treinador Wéverton Santos
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90