Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/12/2018 às 09h18min - Atualizada em 02/12/2018 às 09h18min

Aeroporto recebe propostas dia 10

Licitação para terminal de passageiros pode ter desfecho em janeiro; já no terminal de cargas segue embargado

VINÍCIUS LEMOS
O terminal ganhará mais áreas comerciais, passando de 293 m² para 442 m², um aumento de 51% | Foto: Arquivo Diário
Está previsto para o dia 10 deste mês a abertura de recebimento de propostas de grupos interessados em fazer as obras de ampliação e reforma do terminal de passageiros do Aeroporto de Uberlândia. O edital foi publicado pela Infraero no início de novembro e a obra, assim que emitida a ordem de serviços, terá uma duração de 15 meses, segundo informação da empresa pública. Este é um dos três grandes investimentos anunciados, que ainda estão em andamento ou já foram finalizados para 2018 no aeroporto. A recuperação da pista de pouso foi concluída e a substituição do sistema de luzes da pista está em execução. Ao mesmo tempo, a construção do terminal de cargas no aeroporto está em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), depois de um questionamento apresentado pela Prefeitura de Uberlândia.

A análise das propostas na licitação de ampliação do terminal de passageiros do aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, está prevista para 15 de janeiro de 2019, como publicado no site da Infraero. Após a definição da empresa ou consórcio que vencer a disputa, a Infraero fará a assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço. Não existe um prazo definido para início da ampliação. O anúncio para que o projeto saísse do papel aconteceu em junho.

A obra vai ampliar em 67% o terminal, que passará dos atuais 3.325 m² para 5.525 m². A sala de embarque será expandida de 329 m² para 824 m², já a sala de desembarque passará a ter 687 m² contra os atuais 348 m². Além disso, o terminal ganhará mais áreas comerciais, passando de 293 m² para 442 m², um aumento de 51%. O investimento previsto é de R$ 50 milhões, como anunciado em junho deste ano.

A estimativa da Infraero é aumentar em 50% a capacidade de recebimento de passageiros, que passaria de 1,98 milhão para 3 milhões ao ano. Em 2017, ao todo, 1,1 milhão de pessoas circularam pelo terminal, entre embarques e desembarques, o que representou um crescimento de 5% em comparação ao ano anterior. O número de voos em 2017 foi de quase 24,5 mil, entre pousos e decolagens. Até outubro deste ano, cerca de 940 mil pessoas trafegaram pelo aeroporto uberlandense.

Para o presidente do Uberlândia Convention & Visitors Bureau, Pedro Paulo Schwindt, essa é uma das obras mais importantes para o terminal aeroviário da cidade, já que possibilitaria o aumento do número de voos e melhor atendimento de passageiros no Município. “Aumentaria a captação para eventos ou turismo. São mais conexões e mais voos e uma gama de serviços que ajuda no desenvolvimento do turismo corporativo, técnico-científico e esportivo da cidade”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, a ampliação deveria ter sido feita anos atrás, mas entende que a burocracia estatal trava esse tipo de investimento. “A única facilitação que tivemos foi mais uma máquina de raio x para o aeroporto”, disse Schwindt. Entretanto essa máquina, como explicou a Infraero, ainda demanda “adequações no local onde ela será colocada para que entre em operação”. Estava prevista uma segunda esteira de restituição de bagagens, mas não existe informações sobre chegada e instalação do equipamento.

Reforma da pista

Única intervenção de grande porte iniciada em 2018, a reforma da pista de pouso e decolagem foi finalizada em novembro ao custo de R$ 7,15 milhões. A Infraero informou ao Diário que foi feito o recapeamento total do pavimento e correção parcial da geometria. A obra durou aproximadamente oito meses. Ainda de acordo com a empresa de infraestrutura aeroportuária, a melhoria vai “aperfeiçoar a condição operacional e de segurança das operações, além de diminuir a possibilidade de fechamento em caso de condições adversas, já que os trabalhos também irão aprimorar o escoamento da água”.

Falta ainda finalizar a adequação do balizamento luminoso da pista, que está em execução desde setembro deste ano e vai receber R$ 3 milhões, com previsão de conclusão para dezembro.

TCU
Licitação do terminal de cargas segue embargada


Com a primeira tentativa de licitação ainda em janeiro de 2016, que não teve interessados, o edital para a construção do terminal de cargas no aeroporto de Uberlândia foi readequado e relançado em meados deste ano, mas após arremate de uma empresa de Manaus (AM) teve o processo embargado a pedido da Prefeitura de Uberlândia junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

O embargo aconteceu em julho, quando o Município fez questionamentos sobre o processo licitatório, uma vez que tem interesse na municipalização do terminal, alegando que falta investimentos federais no aeroporto. Enquanto não há uma decisão no TCU, o processo para escolha da empresa para construção do terminal segue suspenso.

O projeto, que vai gerar investimentos da ordem de R$ 23 milhões, prevê uma concessão comercial de área com 45 mil metros quadrados para exploração da atividade pelo período de 25 anos. O complexo logístico de Uberlândia poderá ser alfandegado, impulsionando ainda mais o comércio exterior da região. O preço mínimo mensal previsto em edital é de R$ 30 mil, além de um adicional de preço fixo de R$ 150 mil.

A empresa vencedora da licitação receberá a área tal como ela se encontra hoje e ficará responsável pela elaboração dos projetos e execução das adequações, serviços e instalações complementares destinadas à implantação do empreendimento. O investidor terá liberdade para escolher o segmento de logística em que vai operar.

A Prefeitura de Uberlândia informou, em nota, que “sob determinação do prefeito Odelmo Leão, adotou todas as providências cabíveis junto aos órgãos competentes em defesa dos interesses da cidade e região nos assuntos relacionados ao Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato”.

Em Uberaba
Aeroporto de cargas segue estudo de viabilidade


O Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, cuja outorga foi assinada há um ano, ainda aguarda a finalização do estudo de viabilidade para que um projeto possa ser concebido a partir daí. A ideia é que o terminal seja implantado na rodovia BR-050, próximo ao KM 116, ao lado do Terminal Integrador da VLI, dentro dos limites do município de Uberaba.

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, afirmou ao Diário que o estudo deve ficar pronto até janeiro de 2019 e que o objetivo é que a área de 500 hectares na rodovia BR-050 seja usada, uma vez que há até mesmo a declaração de utilidade pública. O estudo vai custar R$ 200 mil à Prefeitura. “É o início da conversa. Pode não ser viável de imediato ou quem sabe daqui a 10 anos, mas marcamos território”, afirmou Piau.
Ele chegou a dizer que o objetivo é que o terminal seja construído na região do Triângulo Mineiro ou Alto Paranaíba, mesmo que não seja no município de Uberaba. Ao mesmo tempo deve ser criado um fundo comum para recebimento de benefícios fiscais por todos os 70 municípios que seriam beneficiados com a instalação do aeroporto internacional de cargas.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90