Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/10/2018 às 08h44min - Atualizada em 30/10/2018 às 08h44min

Obra destaca presença de Edgar Allan Poe no cinema

DA REDAÇÃO
Publicação inédita resgata importância do escritor americano para literatura cinematográfica | Foto: Divulgação
Foi lançado na última sexta-feira (26), o livro "O gótico de Edgar Allan Poe no cinema" (Editora Mackenzie, 208 páginas, R$ 59), de Maria da Luz Pereira. A autora visa compreender a transposição de textos do poeta para o cinema por diretores como Roger Corman, Roger Vadim, Louis Malle e Federico Felini. O lançamento aconteceu durante o 3º Congresso Mackenzie Letras em Rede: linguagens, educação, sociedade, que acontece na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

A obra é direcionada aos estudantes e pesquisadores do trabalho realizado pelo poeta, editor e crítico literário norte-americano, integrante do movimento romântico dos Estados Unidos. Além disso, o levantamento comprova a relevância de Poe para o cinema, que teve suas obras adaptadas para filmes importantes como "Os assassinatos da Rua Morgue" (1932), "O Gato Preto" (1934), "O solar maldito" (1960), "Muralhas do pavor" (1962), entre outros.

Maria da Luz Alves Pereira tem mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutorado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, é professora de Língua Inglesa no Colégio Militar de Campo Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e Literatura Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, adaptação, cinema, gótico e dialogismo.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90