Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/10/2018 às 07h03min - Atualizada em 27/10/2018 às 07h03min

Belezas nas pequenas descobertas

Após muitos anos de pesquisa casal de Uberlândia estreia espetáculo voltado para crianças de 0 a 3 anos

ADREANA OLIVEIRA
Mariene Perobelli e Fernando Aleixo são os idealizadores do espetáculo infantil | Foto: Divulgação
O universo dos bebês é um mundo infinito de descobertas e possibilidades. Porém, a produção de arte voltada para esses pequenos precisa ser pensada com muito carinho e atenção. Assim foi com o espetáculo teatral infantil “Erê-Bebê” que estreia neste domingo (28) em Uberlândia e continua em cartaz pelos próximos três domingos de novembro no Espaço Hábita. 

O espetáculo é fruto de pesquisas artísticas e acadêmicas voltadas aos campos das artes e educação. Mais especificamente, nas relações de vínculo, motricidade, linguagem e imaginação na acolhida das crianças no mundo e foi idealizado pelo casal de artistas Mariene Perobelli e Fernando Aleixo.

“Tenho pesquisado acerca da infância há muitos anos na minha formação acadêmica. Depois que eu e Fernando tivemos nosso segundo filho voltamos a mergulhar no universo do bebê”, disse Mariene. Hoje eles são pais de dois meninos e uma menina.

Mariene e Fernando começaram a desenvolver esse projeto na University of Cape Town, na Cidade do Cabo, na África do Sul, ela em sua pesquisa de doutorado em Artes Cênicas junto com a Unirio sobre sobre Artes Cênicas, Infância e Ancestralidade e ele em sua pesquisa de pós-doutorado sobre Corpo, Voz e Ancestralidade.

“O espetáculo traz muitos sons que remetem à nossa Mãe África. Na primeira parte do espetáculo, com cerca de 30 minutos, é algo mais cênico, na sequência o espaço é aberto para as famílias entrarem em cena”, explicou Mariene.

A concepção do espaço cênico é formada por 10 mandalas pintadas e costuradas artesanalmente. Simbolicamente representam o percurso desde o encontro entre os pais, passando pela concepção, gestação, parto e acolhida no mundo. Ao longo do espetáculo o espaço vai sendo complementado por materiais também confeccionados artesanalmente.

Ela conta ainda que o ambiente é todo preparado para receber os bebês e suas famílias. Os ingressos são vendidos somente pela internet. “As pessoas não estão muito acostumadas a esse tipo de ingresso, o ingresso família – que vale para até quatro pessoas”, disse a atriz e pesquisadora. “Observo mães durante o puerpério e percebo que elas têm a necessidade de sair um pouco de casa, voltar a se socializar com outras pessoas, mas a maioria dos lugares não está preparado para receber os bebês. Essas apresentações do ‘Erê-Berê’ também são pensadas para elas. O espetáculo nutre tanto os pais quanto os filhos”.

Outros familiares, professores, artistas ou pesquisadores da área também podem assistir ao espetáculo como observadores, pagando o valor de meia-entrada. 

FICHA TÉCNICA

Mariene Perobelli também é responsável pelo roteiro e a direção do espetáculo e junto com Fernando Aleixo, além de atuar, assina concepção, pesquisa e figurino. A preparação vocal é de Daniela Borela e a criação de mandalas de Fran Monai. Ana Paula Francisco Bonifácio foi a responsável pela confecção de pathwork e Gislene Perobelli, Jaqueline Dias e Lucidalva Santos pela confecção de elementos e adereços. A produção local é de Valéria Gianechini, fotografia de Marina Clara e diagramação de Naiana Perobelli.

SERVIÇO
O QUE: espetáculo infantil “Erê-Bebê”
QUANDO: estreia domingo (28) com sessões às 15h e 17h e reapresentação em 4, 11 e 18 de novembro nos mesmos horários
LOCAL: Espaço Hábita - do Ventre ao Ser (Av. Uirapuru, 1.113, Cidade Jardim)
INGRESSOS: R$ 60 (válido para até dois adultos e duas crianças) e R$ 30 (para observadores)
INFORMAÇÕES: 99958-2250 e erebebe.com.br

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90