Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/10/2018 às 08h41min - Atualizada em 23/10/2018 às 08h41min

Festival na capital mineira destaca grandes cantautores

7ª edição da “Mostra Cantautores” traz 14 apresentações a partir do dia 4 de novembro com ingresso a preço popular

DA REDAÇÃO
Jards Macalé é uma das atrações a se apresentar no Cine Theatro Brasil Vallourec | Foto: André Feltes/Divulgação
Em 2011 surgia em Belo Horizonte (MG) um encontro intimista de criadores da canção contemporânea com o conceito-base de realização de apresentações solo, em que cantores-compositores tocam suas canções em formato bruto, acompanhados apenas por seu instrumento. A iniciativa ganhou o nome de “Mostra Cantautores”, que chega, neste ano, à 7ª edição.

Considerado um dos mais importantes festivais brasileiros dedicados à canção, mostra teve recorde de inscrições (250) e reunirá, de 3 a 10 de novembro, no Cine Theatro Brasil Vallourec, artistas do Brasil, de Cabo Verde e de Angola. A Mostra acontece entre 03 e 10 de novembro em Belo Horizonte, no Cine Theatro Brasil Vallourec. Os ingressosestão à venda pela internet e nas bilheterias do teatro.

São 14 apresentações de artistas que se dedicam à arte de compor, cantar e tocar um instrumento: Juliana Perdigão, Nath Rodrigues, Affonsinho, Angela Ro Ro, Aline Frazão (Angola), Cátia de França, Jards Macalé, Joao Bosco, Rafa Castro, Tcheka (Cabo Verde) e Zélia Duncan.

A curadoria do festival é formada por Luiz Gabriel Lopes e Jennifer Souza - idealizadores da Mostra e curadores fixos - e Tiganá Santana e Susana Travassos, curadores convidados da edição. A escolha por Tiganá Santana e Susana Travassos está ligada aos desafios que a Mostra se impôs para esta edição. Um deles era ampliar a seleção para nomes de outros países. O evento é realizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da Claro Música.

Em tempos de multitelas e excesso de informação, fazer 7 edições seguidas de um evento cuja única solicitação ao público é que esteja atento é, segundo Luiz Gabriel, um ato de resistência. "Tentamos posicionar a escuta como um gesto político, especialmente neste momento de polarização política extrema que vivemos, de surdez social. O festival é um espaço onde a escuta é o principal momento e o grande objetivo. E que acreditamos que pode ajudar a harmonizar alguns impulsos desarmônicos desta sociedade".

Além dos shows, a “Cantautores” tem programação de debates e encontros com compositores, que acontecem no período da manhã. As atividades são divididas em 2 eixos: um ligado ao circuito, em debates que versem sobre produção, técnicas e trocas de experiências entre pessoas de destaque no mercado musical e outro com foco no “fazer a canção”, que incluem alguns debates no “Encontro com o compositor.
 
SERVIÇO
O QUE: 7ª Mostra Cantautores
QUEM: vários artistas
QUANDO: de 3 a 10 de novembro
LOCAL: Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça Sete - Rua dos Carijós 258, Centro, Belo Horizonte)
INGRESSOS: R$ 20 à venda pelo: http://bit.ly/ingressosmostra
PROGRAMAÇÃO: www.mostracantautores.com.br/
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90