Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/10/2018 às 08h06min - Atualizada em 19/10/2018 às 08h06min

Cidade registra chuva acima da média no mês

NÚBIA MOTA
Considerado um dos meses mais quentes do ano, outubro tem registrado chuvas acima da média, e termômetros abaixo do esperado, em Uberlândia, em relação ao mesmo período de 2017. A média de precipitação para o mês é 115 mm, mas até ontem já choveu 125 mm, e a expectativa é que até dia 31 chegue a 200 mm.

Outubro abre a temporada de chuvas, que se estende até maio. Mesmo que a temperatura ainda esteja alta, no ano passado fez mais calor. A temperatura mínima deve variar de 18°C e 20°C, e a máxima, de 28°C e 30°C, enquanto normalmente chega a 36°C.

Mesmo com a maior quantidade de chuvas, segundo o professor de climatologia Paulo Cesar Mendes, as precipitações devem seguir dentro da normalidade no verão. “Estamos saindo do período seco, da estiagem, e entrando no período de chuva normalmente. O que muda um pouco agora é a média de precipitação deste mês, com as chuvas mais constantes, o que diminui um pouco a temperatura. Está mais confortável, porque geralmente outubro é o mês com mais desconforto térmico”, afirmou o especialista.

Ainda de acordo com o climatologista, como as chuvas reduziram a grande concentração de material particulado no ar, como poeira, fuligem e fumaça causada pelas queimadas, diminuíram também os problemas respiratórios na população, principalmente em crianças e idosos, que mais sofrem com o clima seco. “As chuvas melhoraram muito a qualidade do ar, o que reflete automaticamente na saúde das pessoas”, disse.

Apesar do clima estar mais agradável, a partir de agora aumentam os riscos de enchentes, alagamentos e enxurradas. Por isso, Paulo Cesar alerta a população para redobrar a atenção com o lixo, que deve ser colocado de fora das residências apenas no dia de coleta, e de preferência suspenso. “A enxurrada acaba carregando esse lixo que é colocado na calçada e entope as bocas de lobo, os canais de drenagem, causando uma série de prejuízos e transtornos para a população”, disse o professor.

PREVISÃO DO TEMPO
 
Hoje
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 19°C e 31°C.
 
Sábado (20)
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 18°C e 29°C
 
Domingo (21)
Sol com algumas nuvens. Não chove. Temperaturas entre 17°C e 29°C
 
Segunda-feira (22)
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 17°C e 29°C
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90