Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/10/2018 às 07h59min - Atualizada em 19/10/2018 às 07h59min

Uma semana para repensar o consumo

Semana lixo zero acontece pela primeira vez em Uberlândia com oferta de atividades variadas e gratuitas

MARIELY DALMÔNICA
Bernardo Marquez diz que semana tem o intuito de trazer a importância da consciência ambiental para o cidadão | Foto: Divulgação
É possível viver uma semana sem gerar lixo? Há quem diga que sim. A Semana Lixo Zero Uberlândia começa oficialmente amanhã e contará com palestras e oficinas direcionadas à sustentabilidade, gestão de resíduos, consumo e reciclagem. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pela internet, por meio do site www.ecolabora.com.br. As vagas são limitadas.

A Semana Lixo Zero vai até o dia 27 de outubro. A ação acontecerá em mais de 60 cidades brasileiras e é a primeira vez que Uberlândia irá participar. Na cidade, a iniciativa é da ECOlabora com as empresas juniores Sustenta, QuimEJ e MinasBio, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil e apoio da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, Industriais e Comerciais (Cetric) e da Prefeitura de Uberlândia.

Segundo Bernardo Marquez, diretor da ECOlabora, a Semana Lixo Zero é realizada há cerca de 10 anos no Brasil. “Eles incentivam que pessoas engajadas realizem a semana na cidade em que moram. Eu estava em uma parceria com alguns alunos da UFU e eles toparam abraçar essa organização comigo. O Lixo Zero surgiu em um conceito industrial e em 2008 uma francesa começou a adotar esse estilo de vida. Nele, as pessoas acreditam que, para ser mais feliz, é mais importante valorizar a experiência do que as coisas, e é nisso que a gente costuma trabalhar”, disse.

Há quatro anos, Bernardo começou a trabalhar com projetos que auxiliam na construção de uma vida mais sustentável na prática. Há seis meses, ele fundou a ECOlabora, empresa de soluções ecológicas para a moradia das pessoas e pequenos e médios negócios. “Ela vem de um processo de tentar articular iniciativas que trabalham com sustentabilidade, qualidade de vida e agroecologia, com a intenção de integrar pessoas e empresas que buscam soluções e inovações socioecológicas para tentar mudar o mundo”, disse. A ECOlabora tem diferentes projetos, como o Composta Udi, o Grupo de Consumo Responsável e a Transição Agroecológica.

Para o diretor da ECOlabora, a Semana Lixo Zero Uberlândia tem o objetivo de debater sobre consumo e sustentabilidade, além de trazer a importância dessa consciência para o cidadão. “O lixo, na verdade, é quando a gente mistura tudo em um lugar só. Nós trabalhamos com o conceito de economia circular, que reinsere os materiais de volta na cadeia produtiva e pensa no processo de pós-consumo. A gente é acostumado a usar e descartar. Lixo Zero é uma meta que a gente vai buscando aos poucos”, afirmou Bernardo.

O evento contará com diversas atividades, como oficina de reaproveitamento de alimentos, visita técnica ao aterro sanitário e plantio de árvores. “A programação está bem completa. É uma oportunidade única para aprendermos a olhar para o nosso lixo. Se a gente não fizer nossa parte, nada vai mudar. Todas as pessoas envolvidas se interessaram em participar voluntariamente. A gente conseguiu trazer o que está sendo feito de mais inovador na cidade em uma semana”, disse Bernardo.
 
PROGRAMAÇÃO
 
  • AMANHÃ
Pedalada Ecológica Cachoeira Sucupira
Hora: 7h20
Local: Cachoeira Sucupira (Ponto de encontro: Posto Parque do Sabiá, Av. Segismundo Pereira, 3140 - Santa Mônica)
 
Coleta de Sementes
Hora: 8h
Local: Parque Estadual do Pau Furado
 
Oficina Reaproveitamento De Alimentos
Hora: 15h
Local: Empório Vegano (Rua Natal, 851 - Ns.S. Aparecida)
 
  •  DOMINGO
Caminhada e Limpeza Urbana Plogging
Hora: 7h30
Local: Portaria do Praia Clube (na Praça Primo Crosara), depois seguiremos ao Parque Linear do Rio Uberabinha
 
Plantio de árvores
Hora: 8h
Local: Av. Antonio Francisco Lisboa, 90 - Jd. Inconfidência
 
 
  • SEGUNDA-FEIRA
Oficina/Palesta “Agenda 2030: oportunidades e desafios para implementação local”
Hora: 19h
Local: Espaço Cultural do Mercado Municipal (R. Olegário Maciel, 255 - Centro)​
 
Palestra e Visita técnica “Gestão de Resíduos Sólidos Industriais”
Hora: 14h
Local: Auditório Cetric, Rua Lineu Anterino Mariano, 621 - Distrito Industrial
 
Palestra + Feira de Exposição “Projeto Veredas de Plástico - Uma Garrafa Pode Mudar O Mundo”
Hora: 14h30
Local: Auditório a confirmar - UFU Umuarama
 
Oficina PapelArte
Hora: 19h15
Local: Escola de Educação Básica (R. Adutora São Pedro 40, Aparecida)
 
  •  TERÇA-FEIRA
Oficina Cuidados Sustentáveis
Hora: 18h
Local: Ipê Cultural (R. Tupaciguara, 600 - Ns. S. Aparecida)
 
Palestra + Visita Técnica “Inclusão Social do Programa Municipal de Coleta Seletiva”
Hora: 13h30
Local: Auditório do Dmae (Av. Rondon Pacheco, 6400, Tibery) e ARCA (Av. Joaquim Ribeiro, 477, Santa Luzia)
 
Programação completa no site www.ecolabora.com.br
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90