18/10/2018 às 09h55min - Atualizada em 18/10/2018 às 09h55min

Uberlandense vai representar MG em evento de startup

NÚBIA MOTA
Roberto Viana foi selecionado pela Associação Brasileira de Startups | Foto: Divulgação
“Um dia me ajudaram e hoje estou ajudando também”. A frase, possivelmente, é uma das respostas para explicar o motivo do empreendedor uberlandense Roberto Viana ter sido escolhido como o embaixador de Minas Gerais para a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case 2018), o maior encontro de startups da América Latina. Ele vai representar o Estado depois de ser selecionado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), responsável pela realização do Case, que nesse ano chega à quinta edição e acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo.

Neste ano, a ABS selecionou um empreendedor de alto impacto de cada Estado, após percorrer algumas importantes cidades para fazer um diagnóstico de como está o ecossistema de startups no Brasil. Em Uberlândia, a associação visitou vários lugares como a Prefeitura, a comunidade Colmeia, a Algar, a UFU e outras empresas, para saber como estão os incentivos, tanto pelo poder público quanto pelo privado. “A Prefeitura tem algumas iniciativas para fomentar as startups, a UFU tem feitos alguns eventos de empreendedorismo, mas a área privada é bem mais forte na cidade”, disse Roberto Viana.

Depois da análise, a ABS começou a conversar com pessoas que impactam, de alguma forma, nesse ecossistema, sejam palestrantes, organizadores de eventos e representantes de empresas. E para a surpresa de Roberto Viana, ele foi o selecionado para ser o embaixador mineiro, mesmo diante de tantas outras comunidades de startup de destaque no Estado, como a San Pedro Valley, localizada em Belo Horizonte e que, por duas vezes, foi considerada a melhor do Brasil. “Eles disseram que a intenção é valorizar o cara que tem pouco recurso. Eles criaram um grupo dos representantes no Case e eu não conhecia ninguém. Não são as mesmas figurinhas repetidas. E isso foi o que eu achei mais bacana. Agora eles fizeram uma bandeira do Case, que vai rodar o Estado, e a ideia é que passe aqui em Uberlândia e em Uberaba. Cada pessoa que tem startup vai assinar e no evento, em São Paulo, nós, representantes dos Estados, vamos mostrar essa bandeira”, disse Viana.

CURRÍCULO
O empreendedor uberlandense é sócio da Ipê Digital, startup de soluções tecnológicas para pequenas e médias empresas. Ele ainda é mentor e palestrante em programas de aceleração como Lemonade, SEED MG, Fiemg Lab, Liga Empreendedora e Comunidade Colmeia.  A Ipê Digital está no mercado desde 2014 e oferece soluções para melhorar a gestão de óticas e pet shops, por meio dos sistemas ssOtica e ssPet, respectivamente. A empresa cresceu 576% de 2015 para 2018, quando passou de 300 clientes para 2.030 de todo País.

Roberto ainda foi analista de Negócios e Líder do Comitê de Inovação da Algar Mídia.  Desenvolveu produtos para Telecomunicações e Internet durante 8 anos na Algar Telecom e participou do desenvolvimento de um dos maiores sites de e-commerce do Brasil, o e-Fácil, do Grupo Martins. Ele ainda trabalhou como Gerente de Produtos na Samba Tech, em Belo Horizonte, empresa que nasceu como startup e hoje é líder em soluções para vídeos online na América Latina. Foi lá, na capital mineira, que ele se apaixonou pela área e anos mais tarde decidiu empreender.

“Lá atrás, em 2014, nasceu o Minas Startup, que hoje é Uberhub, esse ecossistema de Uberlândia e região, e de lá para cá, fui aprendendo, dando curso, palestra, mentoria, sem muita pretensão de retorno e, quando vi, já tinha feito um monte de coisas. É uma troca de ideias, o que é o mais bacana desse ecossistema”, afirmou o embaixador.
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »