Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/10/2018 às 08h54min - Atualizada em 02/10/2018 às 08h54min

Um show de cores, luzes e imagens

“Pé Pequeno”, em cartaz em Uberlândia, traz uma história envolvente que deve fisgar público de todas as idades

FOLHAPRESS
Migo e o “Pé Pequeno” Percy se divertem na mais nova animação da Warner Bros | Foto: Divulgação
"A ignorância é uma benção". Difícil imaginar como uma frase desse tipo cabe dentro de uma animação infantil. Mas "Pé Pequeno", a nova produção dos estúdios Warner Bros, resolve a equação com uma trama, de fato, voltada para a família inteira. Em tempos de computação gráfica, uma equipe competente e endinheirada consegue dar conta do visual incrementado. Está cheio de desenho bonitinho por aí. O desafio é conciliar a tecnologia com uma história elaborada, cheia de camadas e nuances.

Ambientado entre a neve e o gelo do Himalaia, o filme de Karey Kirkpatrick -diretor de "Os Sem-Floresta" (2006) e roteirista do cativante "A Fuga das Galinhas" (2000)- traz quadros de encher os olhos, personagens extremamente carismáticos e uma narrativa capaz de fisgar públicos de todas as idades. Um show de cores, luzes e músicas, somado a sequências de ação no melhor estilo Looney Tunes, se encarrega de entreter a criançada. Por trás desse monte de estímulos, porém, camuflam-se referências bastante pertinentes e atuais sobre nossa sociedade.

A começar por uma inversão de perspectiva que sugere reflexões interessantes relacionadas à percepção do outro, à aceitação, ao respeito, à tolerância, ao medo e ao poder da informação. No alto das montanhas, acima das nuvens, uma comunidade de Yetis vive sem temer grandes ameaças. Peludas, enormes e donas de pés gigantescos, essas criaturas "abomináveis das neves" têm suas próprias leis e crenças, devidamente registradas nas pedras fundamentais.

Mas, quando Migo retorna ao vilarejo afirmando que o temido PéPequeno (mais conhecido como ser humano) existe mesmo -não é apenas uma lenda-, o furdunço se instala, para a indignação do líder Guardião das Pedras. A chegada do apresentador decadente Percy Patterson ao topo do Himalaia provoca um choque divertido de civilizações e, entretanto, coloca em xeque todo o sistema de crenças -e a própria segurança- dos Yetis.

Então, Migo (uma versão esbranquiçada do Sulley, de "Monstros S.A.") descobre que saber a verdade nem sempre é fácil e que implica na tomada de decisões complicadas. Afundado em tal cenário, o grandalhão dispara a frase que abre o presente texto: "a ignorância é uma benção".

Com essas e outras boas sacadas, "Pé Pequeno" usa a fartura de recursos oferecidos pela computação gráfica para contar uma história sofisticada e atraente, numa pegada muito parecida à das badaladas animações da Pixar.
SERVIÇO
“Pé Pequeno”, (EUA, Animação, 109 minutos) está em cartaz em Uberlândia. Exibições no Cinépolis: cópia dublada em 2D às 14h, 16h15 e 18h30. Cópia dublada em 3D às 15h15, 17h40 e 19h45. No Cinemark: cópia dublada em 2D às 14h, 16h20, 18h40 e 21h. Classificação livre.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90