Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/09/2018 às 08h47min - Atualizada em 27/09/2018 às 08h47min

Programa mergulha nos museus da cidade

Série do “Uberlândia de ontem e sempre” está disponível também na web

ADREANA OLIVEIRA
Imagem interna do Museu Municipal de Uberlândia na série “Conhecer nunca é demais” | Foto: Divulgação
“Um povo sem memória é um povo sem cultura e não tem futuro”. Essa declaração é da professora Joeli Pinheiro, natural de São Paulo, radicada em Uberlândia, uma das entrevistadas do episódio de estreia da série “Conhecer nunca é demais” do programa Uberlândia de Ontem e Sempre” que aborda os museus da cidade. Entre os entrevistados, não é difícil achar quem só conheça o Museu Municipal, no Palácio dos Leões, localizado na praça Clarimundo Carneiro.

A produção, exibida pela TV Paranaíba, também está disponível para ser vista na internet. Ao todo são cinco episódios que começaram a ser exibidos no último dia 9. Com direção de Celso Machado, a série tem como principal objetivo explicar o que é um museu, quais suas funções, obrigações, pré-requisitos e importância para a sociedade e como estão sendo frequentados pela sociedade. Ainda vai mostrar cada um dos sete Museus instalados na cidade (veja arte nesta página), suas dificuldades e desafios futuros.

Com entrevistas realizadas nos arredores dos museus, a série conta ainda com uma bela fotografia e um ótimo trabalho de edição. Celso Machado e o proponente do projeto, o jornalista Paulo Henrique Petri, recordam que os museus do Município têm os mais diferentes focos e acervos que vão do tradicional ao contemporâneo e tecnológico. “O Município é referência regional pela variedade de temas, quantidade de peças e com uma das maiores concentrações de museus do interior de Minas”.

Para a produção da série, o programa, que está há 13 anos no ar, contou com a participação de especialistas da Superintendência de Museus e Artes Visuais MG e da diretora de desenvolvimento de ações museológicas da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, Anna Werneck.

Já foram exibidos os episódios sobre o conceito e função do museu e sobre a quantidade de museus da cidade. No domingo (30) será exibido o terceiro episódio que falará sobre a temática dos museus. Nos próximos dois domingos serão abordadas as dificuldades (episódio 4) e as perspectivas de futuro para os museus (episódio 5). O “Uberlândia de Ontem e Sempre” vai ao r na TV Paranaíba aos domingos às 10h30 e depois de exibidos na TV os episódios ficarão disponíveis no site uberlandiadeontemesempre.com.br e no Portal da Close no YouTube.

MUSEUS DE UBERLÂNDIA

Museu Municipal: Praça Clarimundo Carneiro, s/n, Centro. Tel: 3235-0971.
Museu Universitário de Arte (MUnA): Rua Coronel Manoel Alves, 309, Fundinho. Tel: 3231-7708
Museu do Índio (Musíndio): R. Vitalino Rezende do Carmo, 116, Santa Maria. Tel.: 3236-3707
Museu de Arte Sacra (MAS): Av. dos Mognos, 355, Jaraguá. Tel.: 3224-6932
Museu da Biodiversidade do Cerrado: Parque Victório Siqueroli –Av. Nossa Senhora do Carmo, 707, Jardim América. Tel.: 3212-1692
Museu de Minerais e Rochas: Campus Santa Mônica da UFU, no Bloco 1Q

museuvirtualdeuberlandia.com.br
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90