Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/09/2018 às 12h32min - Atualizada em 10/09/2018 às 12h32min

Orquestra Jovem faz duas apresentações em escolas

Bairros Aclimação e Morumbi receberão um concerto e uma palestra sobre o projeto

DA REDAÇÃO
As palestras de hoje e amanhã serão seguidas de concerto da Orquestra Jovem de Uberlândia | Foto: Douglas Luzz/Divulgação
Duas escolas públicas de Uberlândia terão um intervalo diferentes hoje e amanhã. O projeto Orquestra Jovem de Uberlândia fará um concerto didático e uma palestra para alunos e comunidade escolar da E.E. Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Aclimação, que acontece hoje, E.M. Ederlindo Lannes Bernardes (Morumbi), que recebe o projeto amanhã. As duas apresentações, gratuitas, contarão com intérprete de libras e audiodescrição.

Jovens levarão seus violoncelos e violinos para inspirar outros. Em 14 anos de projeto em Uberlândia, em uma iniciativa do maestro Flávio Santos, a Orquestra Jovem já atendeu a mais de duas mil crianças e adolescentes. A ideia do maestro sempre foi difundir a cultura de instrumentos eruditos para a população da cidade, especialmente, nos bairros de periferia.

Segundo o maestro Afonso Quianzala, que assumiu o projeto e a direção artística da Orquestra em 2008, para além da formação musical, o objetivo do trabalho é colaborar para a formação de cidadãos. “Durante as oficinas, que neste ano estão sendo oferecidas a 120 crianças e jovens, trabalhamos aspectos técnicos através do ensino de instrumentos musicais clássicos, mas também questões, como cooperativismo e disciplina”, explicou o maestro.

O concerto didático e a palestra “Orquestra e suas peculiaridades” aborda a história da Orquestra além de dinâmicas musicais com o público e uma apresentação musical com cerca de 30 músicos, entre alunos e professores. “Durante a palestra, falarei sobre a figura do maestro e suas funções; divisões e subdivisões de uma orquestra; instrumentos de orquestra; e ainda sobre como se comportar nas salas de concerto e a importância de se participar de uma de um projeto como este”, comentou Quianzala.


Foto: Douglas Luzz/Divulgação

OFICINAS

As oficinas de violino e instrumentos de arco da Orquestra Jovem acontecem todas às quartas e sextas-feiras das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h no Clube Cesag, no bairro Alvorada. São totalmente gratuitas e atendem 120 crianças e adolescentes, atualmente. Segundo Maestro Quianzala, quase todas as crianças que chegam à Orquestra Jovem nunca tiveram contato prévio com instrumentos clássicos. “Não é preciso nenhuma formação anterior. O mais importante é a vontade de aprender e o apoio da família”, afirmou.

O projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com patrocínio do Instituto Algar.

SERVIÇO
O QUE: Apresentação do projeto Orquestra Jovem de Uberlândia
LOCAIS E HORÁRIOS: hoje, 14h30, na E.E. Juscelino Kubitschek de Oliveira (Praça Durval Gomes Xavier, 275, Aclimação) e amanhã (12), às 14h30 na E.M. Ederlindo Lannes Bernardes (José Maria Ribeiro, 977, Morumbi)
ENTRADA FRANCA
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO: 3216-6146
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90