Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/09/2018 às 07h32min - Atualizada em 06/09/2018 às 07h32min

Araguari sedia etapa do Mineiro de Tiro Prático

Cerca de 200 atletas de todo o País estarão na inauguração do novo espaço de tiro da região

Da Redação
Competição de Tiro Prático movimentará Araguari neste final de semana (Divulgação)
A cidade de Araguari será palco do 3º Open Tanfoglio de IPSC  e da 6ª Etapa do Campeonato Mineiro de IPSC, modalidade de Tiro Prático. O evento começa nesta sexta-feira (7) e será encerrado no domingo (9). A competição também celebra a inauguração do novo clube da cidade, o CTA - Clube de Tiro Araguari. A área de 22 mil metros quadrados foi especialmente projetada como estande de tiro.
A competição é dividida em 14 pistas, ou "stages", e os atletas separados em grupos, ou "squad". Durante os três dias do evento cada grupo deverá "resolver" todas as pistas. São necessários cerca de 260 disparos mínimos para que o atleta complete todo o percurso. O campeão é aquele que conseguir ser o mais constante nas suas resoluções de pistas.
Participarão da competição cerca de 200 atletas de todos os estados da Federação, além de convidados de outros países. Os atletas de Minas Gerais também competem pelo Campeonato Mineiro. O evento é aberto ao público, sendo necessário aos expectadores que utilizem equipamentos de segurança (óculos e protetor auricular).
O Tiro Prático no Brasil é a união de várias modalidades nacionais e internacionais em que se utilizam armas de fogo para executar exercícios típicos da competição, efetuando disparos em alvos de papel ou metal. A modalidade denominada IPSC (International Practical Shooting Confederation) é uma das mais conhecidas.
 
Como funciona
 
Uma competição de IPSC é composta por várias pistas em que se apresentam situações que devem ser resolvidas no menor tempo possível. Em cada uma das pistas os organizadores criam cenários hipotéticos, muitas vezes divertidos, onde se deve simplesmente atirar muito rápido, com precisão e segurança.
Para o empresário uberlandense e atirador Wender Paderes, que competirá ao lado da sua filha, Brenda, a expectativa é alta, pois além de ser uma prova de grande proporção, com a participação dos maiores atiradores do País, o evento acontece “em casa”, uma vez que é o seu clube de tiro. Wender ainda faz parte da diretoria e integra a equipe organizadora do evento.
“Nossa região tem uma presença marcante no tiro esportivo brasileiro. Vários atletas competem a nível estadual, nacional e internacional. Com a inauguração do Clube de Tiro Araguari, a cidade passará a ser referência nas competições de IPSC (tiro prático) no País, com uma área totalmente projetada para o esporte, e principalmente para a modalidade de IPSC a estrutura do clube se diferencia dos demais”, disse Wender.
 
Negócios
 
A competição movimentará também o comércio hoteleiro, de alimentação e entretenimento nas cidades de Araguari e Uberlândia. Vários fornecedores de equipamentos esportivos, vestuário e itens de segurança vão expor os seus produtos, movimento que vai criar oportunidades de negócios.
 
Serviço
 
Competição de Tiro Prático
- 3º Open Tanfoglio de IPSC
- 6ª Etapa do Campeonato Mineiro de IPSC
- 4ª Etapa do Campeonato interno CTA
 
Data: de 7 a 9 de Setembro
Dia 7 - Pré Match (Juízes e Competidores), das 8h às 17h
Dia 8 - 7h Abertura - 07h30 às 17hs Main Match (Competidores)
Dia 9 - 7h30 às 12h - Main Match (Competidores)
          - 13h Premiação
 
Local: Clube de Tiro Araguari (CTA)
Chácara Araxá - Estrada Ponte Preta - KM 5, s/nº (à esquerda) - Araguari
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90