Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/08/2018 às 08h02min - Atualizada em 31/08/2018 às 08h02min

Moraes Moreira toca na esplanada do Teatro Municipal

Artista baiano fará um show que abrange toda a carreira e também mostrará novidades

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Moraes Moreira traz show especial para o aniversário da cidade | Foto: Divulgação
Para ele nunca existiu um plano B. A vida era ser músico ou ser músico. Se bem que agora ele admite estar passando da fase de cantor para cantador. “Cada vez mais me agrada falar das raízes da cultura brasileira, tão rica”. Esse é Moraes Moreira, que se apresenta nesta sexta-feira (31) na esplanada do Teatro Municipal de Uberlândia no projeto “Música Importa”, com entrada franca. Um presente para a cidade que completa nesta data 130 anos.

“Estou com saudade de tocar aí, faz tempo que não apareço. Vai ser bom para restabelecer os laços com as pessoas ainda mais em uma data tão especial”, disse Moraes em entrevista por telefone ao Diário de Uberlândia no fim da tarde de terça-feira (28).

No show “Moraes ‘Violão’ Moreira Brasil” ele faz um passeio por toda a sua carreira solo e, claro, canções do grupo Novos Baianos, parte importante de sua história. Nesse show, Moraes é acompanhado pelo multi-instrumentista e compositor carioca Marcos Moletta. “Nesse show ele toca guitarra, rabeca, entre outras coisas. E eu, além de cantar e tocar ainda faço algumas declamações de cordel”, conta Moraes, que adianta uma homenagem ao saudoso Luiz Gonzaga.

Para Moraes, o cordel ainda não está no seu devido lugar, carece de mais reconhecimento, assim como outros pilares da cultura popular brasileira, por isso o artista luta para preservar esses valores. “A cultura é fundamental para o desenvolvimento dos países e das pessoas, principalmente culturas ricas e diversificadas como as nossas”, contou Moraes.

Recentemente ele lançou seu 29º álbum, “Ser Tão” (Descoberta), já disponível nas lojas e plataformas digitais. Mesmo com tantas mudanças no mercado fonográfico ele afirma que é importante o artista continuar a lançar discos com material novo e relevante e não somente viver de sucessos do passado. “Antes tinha lojas de discos em todo lugar, hoje quando o pessoal pergunta você vai falando de cor onde pode encontrar devido à escassez desses espaços, mas isso não deve desestimular o artista que também deve estar presente nas plataformas digitais”, comentou.

O álbum tem nove músicas, entre elas “Alvorada dos setenta”, “O nordestino do século” e “De cantor pra cantador”, que resumem bem sua nova fase. Algumas dessas novas canções devem estar no show desta sexta.

NOVOS BAIANOS
Moraes Moreira integrou, nos anos 1970, ao lado de Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Baby Consuelo, Luiz Galvão, Dadi, Jorginho Gomes, Charles Negrita, Baxinho, Bola Morais e Odair Cabeça de Poeta o grupo Novos Baianos. O álbum “Acabou Chorare” (1972) é um clássico que inclusive ganhou uma turnê comemorativa em 2017. 

“Tenho muito orgulho do que fizemos, os Novos Baianos não eram somente um grupo, era uma filosofia de vida. A gente não só fazia música como fazia tudo junto, morava junto. Mas nem tudo foi perfeito. Quando saí só tinha o meu violão, mais nada. Mas saí de cabeça erguida e reconstruí minha carreira como artista solo.”

Em tempo, ele adianta que os Novos Baianos voltam no final de 2019 com um disco de inéditas. Além de outras parcerias, o autor de “Preta Pretinha”, “Bate coração” e “Acabou chorare” também teve um trabalho interessante ao lado do filho, Davi Moraes. “É muito bom trabalhar com ele. Logo mais será apresentador de TV, vai estrear no canal Multishow”, contou o pai coruja.

E aos 71 anos Moraes Moreira mantém o entusiasmo de quem está apenas começando uma nova etapa, cheio de fôlego e novas ideias fervilhando na cabeça.

OUTRAS ATRAÇÕES
O show de Moraes Moreira será uma das atrações na festa que marca os 130 anos de Uberlândia no “Música Importa”, a partir das 16h, na esplanada do Teatro Municipal. Haverá ainda shows com o cantador mineiro Luiz Salgado, grupo Barato Total, o músico Giordano Pagotti, Café Pequi e discotecagem de Ávner.

Com patrocínio da Souza Cruz, o show é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais e tem a co-realização da Dicult Proex UFU que comemora os 40 anos de Federalização da Universidade.

SERVIÇO
O QUE: Show “Moraes ‘Violão’ Moreira Brasil”
QUEM: Moraes Moreira 
OUTRAS ATRAÇÕES: Luiz Salgado, Barato Total, Giordano Pagotti, Café Pequi e DJ Ávner
QUANDO: sexta-feira (31), às 16h
ENTRADA FRANCA
ONDE: esplanada do Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070)
INFORMAÇÕES: 3235-1568
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90