Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/08/2018 às 08h39min - Atualizada em 30/08/2018 às 08h39min

Clássico terá encenação gratuita em Uberlândia

Trupe de Truões apresenta o espetáculo “Ali Babá e os 40 Ladrões” com entrada franca no aniversário da cidade

DA REDAÇÃO
“Ali Babá e os 40 Ladrões” é o primeiro conto de “As mil e uma noites” | Foto: Thaneressa Lima/Divulgação
Amanhã e sábado (1º/9), o grupo de teatro Trupe de Truões comemora o aniversário de Uberlândia com apresentações gratuitas da peça “Ali Babá e os 40 Ladrões”, com direção de Getúlio Gois e Paulo Merisio. O conto, que será encenado no espaço da Trupe, é um clássico e trata-se do primeiro conto da tradição popular universal de “As mil e uma noites” encenado pelo grupo com estreia em 2006.

Na época, a proposta de montagem da peça foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, e deu continuidade às investigações da Trupe de Truões na linguagem do teatro infanto-juvenil. Em 2014, o espetáculo ganhou nova montagem, mantendo os elementos principais da primeira: a exploração e ressignificação de um único objeto – o bastão – e o exercício de navegação dos atores entre a atuação e a narração na pesquisa de literatura em cena. O espaço ganhou amplitude, evidenciando, em seu aspecto de tapete, o fluxo do jogo cênico de figuras múltiplas: personagens tipo, ressignificação corporal e dança contemporânea. Como griôs, os atores resgatam na figura do narrador-ator o aspecto ritualístico e imemorial do ato de contar histórias.

As duas apresentações em comemoração ao aniversário de Uberlândia contam com o patrocínio do Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Os ingressos devem ser retirados nos dias das apresentações a partir das 14h.

SINOPSE
Conta-se a história de dois irmãos e uma caverna. Cassim é comerciante. Ali Babá vive de cortar lenha. As palavras "Abre-te sésamo!" são proferidas. O destino deles é alterado. Um tesouro no interior da caverna é revelado. Juntado há séculos por uma quadrilha de ladrões. Ali Babá se torna rico. Cassim morre de inveja. A ira dos ladrões é despertada. A história se desenrola cheia de artimanhas, disfarces e armadilhas. Capitaneada pela sag cidade da bela escrava Mogiana. E assim, Sherazade vai poupando sua vida.

Ficha técnica:
Direção: Getúlio Gois e Paulo Merisio
Elenco: Amanda Barbosa, Lucas Mali, Ricardo Augusto, Thiago Di Guerra e Wesley Nunes
Cenário: Paulo Merisio
Figurino: Deferson Melo e Ronan Vaz
Designer e Operador de Luz: Ronan V az
Sonoplastia: Getúlio Góis
Operação de som: Laís Batista
Realização: Trupe de Truões
 
SERVIÇO
O QUE: espetáculo “Ali Babá e os 40 Ladrões”
QUEM: Trupe de Truões
QUANDO: sexta (31/8) e sábado (1º/9), às 16h
LOCAL: Ponto dos Truões (Av. Ana Godoy de Souza, 381, Santa Mônica)
ENTRADA FRANCA: ingressos podem ser retirados a partir das 14h no local nos dias do espetáculo ou hoje entre 14h e 17h
INFORMAÇÕES: 3237-9440
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90