Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/08/2018 às 08h37min - Atualizada em 25/08/2018 às 08h37min

Municipal recebe neste sábado a Orquestra Experimental

Apresentação especial celebra os 130 anos da cidade e tem entrada franca

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
OEU de volta ao palco do Teatro Municipal | Foto: JOSISMAR WEBERT/DIVULGAÇÃO
Um projeto que começou modesto em 2013, a partir de Coral e Conjunto de Flautas Claravoz de Uberlândia, tem ganhado cada vez mais espaço em Uberlândia e também em outras cidades da região por onde passam. É a Orquestra Experimental Uberlândia (OEU) que voltará neste sábado (25) ao palco do Teatro Municipal de Uberlândia para um concerto em homenagem aos 130 anos de Uberlândia sob a regência do maestro Klemes César Pires.

A OEU deve levar para o tablado do Municipal cerca de 100 músicos que intensificaram os ensaios nos últimos dias. “Será um repertório muito alegre e no final contaremos com a participação da plateia para encerrarmos de forma magnífica com todos cantando o hino de nossa cidade”, adiantou à reportagem do Diário Ângelo Nascimento, produtor cultural e proponente do projeto.

Com cerca de 350 alunos atualmente, a orquestra, que até 2016 era conhecida como Orqustra Experimental Bairro Shopping Park, o projeto cultural conta com meninos e meninas dedicados. Segundo Ângelo, graças às leis de incentivo com o a Rouanet e o Programa mUnicipal de Incentivo à Cultura (Pmic) e às parcerias é possível manter o alto nível nas apresentações.

“Temos crianças a partir de 3 anos de idade até turmas de adulto, passando ai pelos adolescentes e pré-adolescentes que têm aqui uma chance de sair das ruas e se dedicar às artes. Damos uma oportunidade de capacitação e profissionalização. Três alunos hoje já são bolsistas do projeto”, conta Ângelo.

Os alunos podem escolher entre Cordas Friccionadas (violino, viola, violoncello e contrabaixo), sopros (flauta doce, flauta transversal, pífaro, trompete, trompa), percussão sinfônica (bombo, tímpanos, xilofone, bateria e acessórios musicais de percussão). 

Para Ângelo e para o regente Klemes César o projeto já não contempla somente fatores sociais, mas uma visão ampla voltada para a Formação de uma nova geração de músicos, abrangendo a Cidade de Uberlândia e não somente a comunidade do Bairro Shopping Park onde é desenvolvida. 

Ângelo convida o público para comparecer no teatro e apreciar um repertório que contará com clássicos de Elgar, Pachebell, J. Haydn, Villa-Lobos e composições populares como o tema de “Jurassic Park” (John Willians) e “Hallelluyah” (Leonard Cohen), entre outros.

SERVIÇO
O QUE: Concerto 130 Anos de Uberlândia
QUEM: Orquestra Experimental do Cerrado (OEU)
QUANDO: sábado (25), 19h30
ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070, Tibery)
ENTRADA FRANCA: convites serão distribuídos a partir das 17h30 na bilheteria do teatro
CLASSIFICAÇÃO: livre (recomendado a partir dos 5 anos)
INFORMAÇÕES: 3235-1568
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90