Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/08/2018 às 08h16min - Atualizada em 20/08/2018 às 08h16min

Viação renova parte da frota com 30 ônibus

VINICIUS LEMOS | REPÓRTER
Veículos foram entregues em cerimônia realizada na última sexta-feira (17) | Foto: Cleiton Borges/SECOM/PMU
Com a entrega de 30 novos veículos, ontem, e com a previsão da chegada de outros 30 carros no próximo mês, uma das empresas que operam o transporte coletivo em Uberlândia espera levar a idade média da frota para patamares abaixo dos 5 anos, como determinado pela legislação municipal. Os veículos já entregues representam cerca de 7% da frota de mais de 440 ônibus que prestam o serviço no Município. É esperado que pelo menos mais uma das empresas faça a renovação de parte dos ônibus nos próximos dois meses, o que, segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran), baixará a idade média de toda a frota do transporte público para até 3 anos e meio.

A entrega dos novos veículos pela Viação Sorriso de Minas aconteceu ontem no Centro Administrativo. Os 30 carros representam uma renovação de 19% dos 156 ônibus da frota da companhia, entre aqueles que precisam estar nas ruas e os reservas. A Viação pode transportar 1,3 milhão de pessoas por mês, enquanto, em geral, a frota do transporte público tem capacidade de receber 4,2 milhões de passageiros mensalmente. Os ônibus novos não aumentam essa capacidade, pois entram como troca de carros antigos.

Em abril, uma representação do vereador de oposição Silésio Miranda (PT) apontava que 55% da frota local tinha mais de 5 anos de uso. O secretário de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves, informou que a entrega de ontem seria uma primeira etapa de renovação da frota e que está contando com as empresas para que a legislação seja atendida. "Claro que há percalços financeiros, o País passa por uma situação assim, mas entendo que empresa nenhuma quer ter frota sucateada e nós trabalhamos há algum tempo com essa preocupação. Pode atrasar um mês ou outro, mas há preocupação. Não tem por que [a empresa] não fazer", disse.

REGULARIZAÇÃO
Segundo a mesma representação do Legislativo, a empresa Sorriso de Minas teria 65% da frota com mais de cinco anos. Com a soma dos 60 novos carros introduzidos na frota da companhia, entre esta semana e o próximo mês, o diretor-geral do Grupo Sorriso, Juliano Gulim Ribeiro, espera regularizar a questão da idade média do conjunto que atende o transporte coletivo.

"Sem dúvida entramos no escopo para cumprir edital [do transporte público]. Acreditamos que até primeira quinzena de setembro chegam mais 30 carros, que são necessários para composição e atualização e para manter cidade de Uberlândia com qualidade no serviço de transporte", afirmou.

ATENDIMENTO
Os novos veículos vão atender a 14 bairros do setor oeste de Uberlândia. Até o fim da segunda quinzena de setembro, a empresa espera entregar outros 30 carros, que, pelos cálculos da Settran, vão suprir mais de 10 linhas, como A120, A121, A122, A143 e I451.

Os carros apresentados ontem entram em funcionamento em até 15 dias, após a colocação de equipamentos como câmeras e validadores. Todos eles acomodam até 90 pessoas e têm sistemas de elevadores eletro-hidráulicos para atenderem à legislação de acessibilidade.

O valor investido nesse primeiro momento foi de R$ 10 milhões, sendo que esse montante chegará a R$ 21 milhões até a compra dos demais carros previstos para setembro.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90