Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/08/2018 às 13h17min - Atualizada em 15/08/2018 às 13h17min

Fé leva 15 mil pessoas à festa de Nossa Senhora da Abadia

Paróquia do bairro Custódio Pereira, em Uberlândia, celebrou ontem 20 anos de existência

NÚBIA MOTA | REPÓRTER
A segunda missa do dia, às 8h, foi celebrada pelo padre Márcio Antônio Gonçalves (Núbia Mota)
Hoje o dia é de festa na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Uberlândia. Além de ser comemorado o dia da padroeira do Triângulo Mineiro, a igreja do bairro Custódio Pereira celebra 20 anos de criação neste 15 de agosto. A estimativa é que o templo receba, até a noite, 15 mil peregrinos que estão saindo de vários pontos da cidade em romaria, para agradecer as graças recebidas. Ao todo, são celebradas nove missas, oito delas com padres de outras paróquias de Uberlândia que também acompanharam os romeiros em procissão.

Acostumada a ir para a cidade de Romaria todos os anos, a doméstica Flávia Ferreira dessa vez saiu do bairro Santa Mônica a pé com o marido rumo ao Custódio Pereira para agradecer a cura da tia Almezinda, de 60 anos, diagnosticada com um tumor no pescoço em estágio avançado. “Os médicos disseram que não tinha mais jeito. Ela foi definhando, ficando muito ruim. É uma tia muito querida e então nós da família fizemos uma novena para Nossa Senhora da Abadia. Muitos não acreditaram e o próprio médico ficou sem entender, porque o tumor sumiu. Tem um ano que aconteceu e hoje ela está ótima”, disse Flávia.

Rosa Maria Amaro Gomes, moradora do bairro Ipanema, foi com a família também em agradecimento a recuperação da saúde da filha dela, Márcia, que teve pré-eclâmpsia no sétimo mês de gestação e precisou tirar o bebê às pressas. Integrante do Apostolado da Oração, ela conta que recorreu a Nossa Senhora da Abadia e teve a graça recebida. “Minha filha quase morreu e minha neta ficou 40 dias na UTI Neonatal. O médico disse que ela não ia sobreviver. Hoje ela tem 4 anos, chama Laís Vitória. Ela é uma vitória mesmo, de Deus”, afirmou a dona de casa.

A aposentada Neuza Cabral, de 82 anos, frequenta o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de mesmo nome, próximo da casa dela, mas dessa vez foi a Paróquia de Nossa Senhora da Abadia, como costuma fazer todo ano, para acompanhar a procissão e assistir à missa. Devota da santa desde que nasceu, ela disse que a data também é para comemorar a  memória do marido dela, Avelino Luiz Tito, falecido há 3 anos. “Ele foi por 12 anos a Romaria, a pé, sozinho, até um ano antes de morrer. Saia 5 horas da tarde, chegava no outro dia, 5 da manhã. Ele também vinha aqui comigo, nessa igreja. É muito emocionante estar aqui”, disse Neuza.
 
Assunção

Além do dia dedicado à Nossa Senhora da Abadia, um dos títulos dados a Maria, mãe de Deus, padroeira do Triângulo Mineiro, 15 de agosto também é celebrado a Assunção de Nossa Senhora ao céu, em corpo e alma. O padre José Anchieta, pároco da igreja do Custódio Pereira, abriu o dia de celebrações, com a Missa das Aurora, às 6h, e é precedido por outros 8 padres visitantes. Ele disse que se surpreendeu com a participação popular. “Superou tudo que pensamos, a participação do povo foi muito grande, esta muito mais do que a gente esperava”, disse o padre.

A segunda missa do dia, às 8h, foi celebrada pelo padre Márcio Antônio Gonçalves, vindo da Paróquia Medalha Milagrosa, do bairro Nossa Senhora da Graças. Ele disse que 5h foi iniciada a concentração no bairro de origem, onde foi servido um café aos peregrinos, que logo em seguida saíram em romaria, por quase 5 km, até o bairro Custódio Pereira. “Hoje é um dia muito especial. Aqui, na nossa região, temos uma expressiva devoção a Nossa Senhora da Abadia. É um momento forte de fé, na medida que o povo compreende que Nossa Senhora é o verdadeiro modelo e referência para nosso testemunho como cristãos. Embora sejam muitos os títulos à Nossa Senhora, ela é uma só”, disse o padre Márcio.

Uberlândia tem três paróquias de Nossa Senhora da Abadia. Além da mais antiga, situada no bairro Custódio Pereira, ainda tem um templo dedicado a santa no bairro Patrimônio e outra comunidade no bairro Morada Nova.                                                                                  
 
 
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90