Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/08/2018 às 08h40min - Atualizada em 03/08/2018 às 08h40min

Venda de imóveis teve alta no segundo trimestre

Mais de mil unidades residenciais foram comercializadas no período em Uberlândia

MARIELY DALMÔNICA | REPÓRTER
Efthymios Panayotes, do Sinduscon, diz que setor ainda tem mais potencial para crescer | Foto: Serifa/Divulgação

No último trimestre, 1.193 unidades de imóveis residenciais foram vendidas em Uberlândia, destes 1.096 correspondem ao padrão econômico e entram no programa Minha Casa, Minha Vida, e apenas uma unidade é comercial. No primeiro trimestre deste ano, o número de vendas foi de 944 unidades, de acordo com uma pesquisa encomendada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-Tap) e realizada pela Brain Bureau de Inteligência Corporativa.

Segundo a pesquisa sobre o perfil imobiliário, divulgada nesta quinta-feira (2), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o segmento de construção civil de Uberlândia teve números melhores neste segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2017. Até agora, 2.139 unidades foram comercializadas em 2018, contra 1.444 unidades no segundo, terceiro e quarto trimestres de 2017, um crescimento de 48,13%. Ano passado não houve pesquisa no primeiro trimestre.

Fábio Tadeu, coordenador da pesquisa, disse que Uberlândia é uma das cidades do país que mais lançou empreendimentos no ano passado e neste ano. “Está entre as cinco principais regiões com maior volume de lançamentos do ano. No nosso mercado tem dois dados bastante importantes, que são de lançamentos e vendas. Os números de lançamentos mostram que o mercado continua aquecido e as empresas continuam acreditando no futuro do mercado”, afirmou.

Segundo o estudo, 1.608 unidades novas foram lançadas no mercado local nos últimos três meses, contra 1.002 no mesmo período do último ano. Das 1.193 unidades vendidas, 1.096 correspondem ao padrão econômico, ou seja, 91,86% dessas unidades entram no programa Minha Casa, Minha Vida, que contemplam imóveis de até R$190.000.

“O importante é que em Uberlândia os empreendimentos estão sendo lançados e estão vendendo, não estão parados. Desde o início do ano passado, quando iniciamos essa pesquisa, nós temos resultados positivos”, disse Tadeu.

Na cidade, apenas um imóvel comercial com salas está disponível para compra. De acordo com o coordenador da pesquisa, a maioria das salas comerciais está sendo revendida ou disponibilizada para alugar.

O novo presidente do Sinduscon da região, Efthymios Panayotes, eleito pela quinta vez para o cargo, está no mercado há 35 anos e acredita que os números da pesquisa influenciam os empresários do setor da construção de Uberlândia. “O mais importante para o mercado e para o empresário é saber que tipo de produto está sendo vendido, assim, ele irá saber o que deve lançar futuramente. Também devemos saber se o número de lançamentos é suficiente para o mercado. Já sabemos que esse segundo trimestre foi melhor que o primeiro, isso mostra que as vendas continuam positivas”, disse Panayotes.

Para o presidente do sindicato, este setor tem ainda mais potencial para crescer, mas depende de alguns fatores importantes, como restabelecimento do crédito, investimento em infraestrutura e parcerias público-privadas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90