Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/08/2018 às 07h45min - Atualizada em 02/08/2018 às 07h45min

7 dos 27 vereadores são pré-candidatos a deputado

Número ainda pode ser alterado porque prazo para convenções termina no domingo

NÚBIA MOTA | REPÓRTER -
Pelo menos sete dos 27 vereadores de Uberlândia são pré-candidatos a deputado nas Eleições 2018. Três deles pleiteiam uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e os outros quatro devem disputar uma cadeira na Câmara Federal. Ontem, nos bastidores da Câmara Municipal de Uberlândia, durante a primeira sessão ordinária do mês de agosto, o clima ainda era de especulação. As convenções entre os partidos acabam no próximo domingo (5), mas os nomes podem ser registrados até o dia 15, segundo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, portanto, o número de vereadores candidatos ainda pode ser alterado.
Tradicionalmente, o Legislativo Municipal é considerado uma vitrine para outros pleitos. Em 2014, seis vereadores disputaram o cargo de deputado, mas somente um chegou a ser eleito na época – Felipe Attiê (pelo PP), para deputado estadual.

Desta vez, o número de candidaturas saindo da Câmara Municipal pode ser recorde caso não haja desistências.
Adriano Zago (MDB), Michele Bretas (Avante), Roger Dantas (PEN) e Thiago Fernandes (PRP) disseram à reportagem do Diário de Uberlândia que são pré-candidatos a deputado federal. Já os vereadores Paulo César, o PC (Solidariedade), Silésio Miranda (PT) e Wender Marques (PSB) são pré-candidatos a deputado estadual. O presidente da Câmara, Alexandre Nogueira (PSD), também foi procurado, já que era cogitada a candidatura dele à Câmara Federal, mas ele não quis falar a respeito. A assessoria do vereador apenas disse que ele vai esperar até domingo, após o encerramento das convenções.

No terceiro mandato como vereador, Adriano Zago já disputou uma eleição como deputado estadual em 2014, recebeu 14.730 votos, mas não foi eleito. Agora, ele tenta uma vaga como deputado federal. A convenção do MDB será no sábado (4), mas ele já está confiante em sua candidatura oficial. “A gente vem construindo isso desde o ano passado e estou quase certo que serei candidato. Ao logo desses 10 anos, como vereador, tenho uma atuação mais independente, mas tem setores da sociedade que acreditam no meu trabalho e prova disso são meus votos que vêm em uma crescente desde 2008”, afirmou.
Michele Bretas está no segundo mandato como vereadora e pela primeira vez se candidata em uma eleição nacional. A convenção do Avante aconteceu no dia 21 de julho e o nome dela foi colocado para entrar na disputa como candidata federal. “Eu sou pré-candidata e vou contar com o apoio da população, como sempre contei. Acredito que o eleitor está participando muito mais do processo e faço um clamor para que as pessoas não se afastem e exerçam sua cidadania. Acredito muito na população”, disse ela.

Vereador de primeiro mandato, Roger Dantas também já teve o nome indicado na convenção no PEN no último sábado (28), em Belo Horizonte, e acredita que a decisão será mantida. Ele afirmou que conta com o apoio do prefeito Odelmo Leão (PP) e da esposa dele, a pré-candidata a vice-governadora de Minas, Ana Paula Junqueira (PP), que se aliou a Rodrigo Pacheco (DEM), pré-candidato a governador do Estado. “Essa coligação busca mudanças, tem novas ideias e acredito que, sem dúvida, vamos trazer novas propostas para Minas. O prefeito Odelmo esteve na convenção do meu partido e me deu total apoio”, afirmou Roger.
Mais novo vereador de Uberlândia, também no primeiro mandato na Câmara Municipal, Thiago Fernandes fecha o grupo de pré-candidatos a deputado federal, cargo esse que ele disputa pela primeira vez. O nome dele já foi indicado na convenção do PRP ocorrida no último domingo (29), em Belo Horizonte. “Em tempos de cláusula de barreira, em que os partidos precisam ter votos para deputado federal exclusivamente para estabelecer a questão do fundo partidário de tempo de televisão, acredito que terei meu nome confirmado e com o apoio da executiva estadual e nacional”, afirmou.
 
Pré-candidatos a Assembleia
 
Paulo César Alves, o PC, está no primeiro mandato como vereador e disse que o nome dele já foi homologado como pré-candidato a deputado estadual na convenção do Solidariedade no último sábado (28), em Belo Horizonte. “Tenho a expectativa que meu nome será mantido, porque atendi várias demandas da sociedade, na área da educação, na proteção dos animais e nas comunidades mais simples de Uberlândia. Esses segmentos têm demonstrado apoio à minha candidatura e necessitam mudança no quadro político”, disse PC.
Vereador pelo segundo mandato, Silésio Miranda também deve concorrer a uma vaga na Assembleia pela primeira vez. O petista disse que a convenção do partido dele acontecerá hoje e ele está confiante na confirmação de seu nome. “Estamos em um cenário de retrocesso e precisamos restabelecer algumas direções. Coloquei meu nome à disposição, até aqui estou recebendo apoio, mas só amanhã (hoje) para se tornar oficial ou não”, afirmou Silésio.
Já o nome de Wender Marques deve ser levado à convenção do PSB no sábado (4), conforme o vereador. Ocupando uma cadeira na Câmara Municipal pela primeira vez, ele também estreia na disputa ao Legislativo estadual. “Já tenho tanto a palavra do presidente nacional do meu partido, o Carlos Siqueira, como do João Marcos, que é o presidente no Estado. Meu projeto passava pela vereança, mas minha intenção já era me candidatar a deputado federal desde que fui eleito vereador”, disse Wender, explicando que optou pela candidatura estadual após entrar em acordo com o partido.
 
Câmara Municipal
 
Pré-candidatos a deputado federal           
                                                                                                                                                 
Nome: Adriano Zago (MDB)
Idade: 45 anos
Naturalidade: Uberlândia
Terceiro mandato na Câmara Municipal
Já foi candidato a deputado estadual em 2014
 
Michele Guimarães Bretas (Avante)
Idade: 40 anos
Naturalidade: Muriaé (MG)
Segundo mandato na Câmara Municipal
É pré-candidata a deputada federal pela 1ª vez
 
Roger Dantas Rodrigues Cesar (PEN)
Idade: 36 anos
Naturalidade: Uberlândia
Primeiro mandato na Câmara Municipal
É pré-candidato a deputado federal pela 1ª vez
 
Thiago Fernandes Mendes da Silva (PRP)
Idade: 34 anos
Naturalidade: Belo Horizonte
Primeiro mandato na Câmara Municipal
É pré-candidato a deputado federal pela 1ª vez
 
Pré-candidatos a deputado estadual           
 
Paulo César Alves Rocha - PC (Solidariedade)
Idade: 53 anos
Naturalidade: Tupaciguara
Primeiro mandato na Câmara Municipal
É pré-candidato a deputado estadual pela 1ª vez
 
Silésio Miranda Pereira (PT)
Idade: 39 anos
Naturalidade: Uberlândia
Segundo mandato na Câmara Municipal
É pré-candidato a deputado estadual pela 1ª vez
 
Wender Marques Andrade (PSB)
Idade: 42 anos
Naturalidade: Ituiutaba
Primeiro mandato na Câmara Municipal
É pré-candidato a deputado estadual pela 1ª vez
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90