Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/07/2018 às 07h55min - Atualizada em 31/07/2018 às 07h55min

Tempo continua seco e não há previsão de chuva

Setor de climatologia da UFU aponta que umidade relativa do ar segue baixa e pode piorar nos próximos meses

CAROLINA PORTILHO | REPÓRTER
Foto: Núbia Mota
A chegada de uma frente fria em São Paulo (SP) esta semana não deverá provocar mudanças climáticas em Uberlândia. O tempo seco continua castigando a população por conta da baixa umidade relativa do ar, que se mantém em torno de 20% nos próximos meses devido à falta de chuva. O professor de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Paulo Cézar Mendes, disse que a previsão do tempo na cidade tende a piorar nos próximos meses.

“A umidade relativa do ar se agrava nos meses de agosto e setembro e o alívio só ocorrerá com a chegada das chuvas que devem ocorrer em outubro. Mesmo assim, estamos dentro da normalidade do que é o nosso clima tropical. Essa frente fria em São Paulo não terá força suficiente para atingir a nossa região e muito menos terá potencial para causar mudanças climáticas”, contou Paulo.

O professor disse ainda que existe a possibilidade do tempo ficar mais nublado. “Essas nuvens não mudam esse tempo seco, até mesmo se ocorrer chuvas isoladas. O acumulado de chuva esse ano foi menor que o registrado no ano passado, em maio e junho. Esse ano só teve a do dia 19 de maio quando choveu 21 milímetros, quantidade boa de volume de água para o solo”.
 
Previsão
 
A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes, também reforçou que não há previsão de chuva para os próximos dias e que as temperaturas variam entre 14°C e 32°C. Já a umidade relativa do ar deve ficar entre mínima de 20% e máxima de 75%. “Quando chover, nem que seja a partir de cinco milímetros, já ajudará a mudar um pouco esse tempo seco que estamos passando, típico da época”.
 
                                               Mínima           Máxima                     
31/07                                      14°C                32°C
01/08                                      19°C                28°C
02/08                                      21°C                30°C
03/08                                      20°C                29°C

Fonte: Inmet
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90