Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/07/2018 às 08h15min - Atualizada em 24/07/2018 às 08h15min

Uberlândia tem a maior orquestra de viola do mundo

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Segunda edição do "Mil Violas" foi em outubro do ano passado (Pedro Henrique da Silva/Divulgação)
Uberlândia está no Guinness Book. No domingo, a produtora Viola de Nóis recebeu a confirmação da publicação que registra os recordes mundiais. Realizado em 28 de outubro do ano passado, o “Mil Violas”, com a participação de 674 violeiros e violeiras, conseguiu o título de “Largest Viola Caipira Ensemble - Mil Violas 2017 Maior Orquestra de Viola Caipira do Mundo”. Data de validação: 22 de julho de 2018.

Foram nove meses de espera até a confirmação. A produtora Polyana Faria, que compartilhou um vídeo com a novidade ainda no domingo, agradeceu a participação de todos os envolvidos no projeto. “Nesta edição cumprimos todos os requisitos, está tudo registrado como deve ser e o título é nosso. Foram muitos violeiros, maestros, patrocinadores que acreditaram nesse sonho que agora virou realidade”, disse ela em entrevista ao Diário de Uberlândia.

A iniciativa foi uma realização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), através da sua Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e Diretoria de Cultura (Dicult) em parceria com a Viola de Nóis Produções, que tem à frente Polyana e o violeiro Tarcísio Manuvéi.

O Diário de Uberlândia acompanhou o show em outubro passado. O clima no ginásio do Sabiazinho era dos mais otimistas e mesmo com uma temperatura próxima dos 40 graus, violeiros e violeiras de todas as idades se dividiram na arquibancada do ginásio e foram regidos por Rui Torneze, maestro da Orquestra Paulistana de Viola Caipira. No repertório canções como “Beijinho doce”, “Boiadeiro errante”, “Chora viola”, “Hino de Reis”, “Meu reino encantado”, “Saudade de minha terra”, “Vide Vida Marvada” e a internacional “La Paloma”.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90