Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/07/2018 às 08h58min - Atualizada em 11/07/2018 às 08h58min

Funcionários do HC estão em greve e repasse do SUS está atrasado há um mês

Sindicato da categoria disse que serão atendidos apenas casos de extrema urgência e emergência

NÚBIA MOTA | REPÓRTER
DIVULGAÇÃO
Os servidores do Hospital de Clínicas da UFU, contratados pela Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), começaram uma greve nesta quarta-feira (11), por tempo indeterminado. Segundo representantes da categoria, os salários dos funcionários vêm sofrendo atrasos desde janeiro deste ano. A intenção é só voltar ao trabalho, quando tiverem certeza de que pagamento será depositado no quinto dia útil. Por causa da paralisação, o centro cirúrgico funcionou com 50% da capacidade. De acordo com o HC, o repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) está com mais de um mês de atraso.    
 
Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Uberlândia e região (Sind-Saúde), Ronaldo Rosa, a instituição de saúde atenderá apenas casos de urgência e emergência.  Ele disse ainda que 70% dos funcionários ligadas a Faepu aderiram à greve. Além do atraso de 5 a 10 dias nos salários, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de alguns funcionários não vem sendo depositado.

De acordo com Rogério Rosa, advogado do Sind-Saúde, há o caso de uma funcionária, por exemplo, que está com atraso na contribuição desde novembro do ano passado, com exceção de janeiro. “Não sei o motivo deles terem pago apenas janeiro, mas essa não é a causa da greve. FGTS não traz um dano imediato ao funcionário. O problema maior é o atraso no salário, que traz uma série de transtornos. Já foram feitas 3 ou 4 paralisações de poucos dias, mas não adiantou. Agora eles só vão voltar, quando tiver uma resposta ”, afirmou o advogado. A categoria deve retornar aos trabalhos dessa vez, apenas com o pagamento referente a junho e com um documento oficial assegurando que o salário seja depositado até o quinto dia útil de cada mês.

Em nota, a direção do HC informou que ainda não recebeu do Fundo Nacional de Saúde (FNS), o faturamento do Sistema Único de Saúde (SUS) referente aos atendimentos de Média e Alta Complexidade (MAC), previsto para o dia 10 de junho de 2018, que corresponde a parcela 06/2018.  Desta forma, a folha de pagamento dos funcionários da Faepu e todos os pagamentos programados para fornecedores e prestadores de serviços só serão feitos quando houver o repasse. Segundo informação obtida pelo site do FNS, os repasses do faturamento MAC estão atrasado para todos os hospitais federais.

Ainda de acordo com assessoria do hospital, até o momento, não há falta de medicamentos e materiais que coloquem em risco o atendimento aos pacientes, mas se persistir o atraso no repasse do SUS, o funcionamento da unidade poderá ser comprometido. “Informamos que, em virtude da greve dos funcionários da Faepu, sentimo-nos extremamente preocupados com a situação, e ressaltamos que todas as ações e cobranças necessárias estão sendo tomadas”, finalizou em nota do HC.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90