Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/07/2018 às 17h13min - Atualizada em 02/07/2018 às 17h13min

Umidade relativa do ar cai a 20% em Uberlândia

Indicador chega a nível de estado de alerta para danos à saúde

NÚBIA MOTA | REPÓRTER
Segundo Inmet, não há perspectiva para mudança no clima quente e seco para os próximos dias (AGÊNCIA BRASIL/ARQUIVO)
Com o calor e a falta de chuvas, a umidade relativa do ar deve atingir nesta terça-feira (3), em Uberlândia, um índice de 20%, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), colocando a cidade em estado de alerta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal da umidade relativa do ar deve ser acima dos 60%.

Segundo a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, não há perspectiva de mudança nos indicadores e o tempo deve se manter seco pelos próximos dias, com céu claro, parcialmente nublado, com névoa à tarde. As temperaturas devem variar entre 15ºC e 28ºC, e a máxima pode aumentar ainda mais durante a semana. 

Por causa disso, os cuidados para esse período de estiagem devem ser redobrados, principalmente para as crianças, que são mais suscetíveis a problemas de saúde por causa do tempo seco. Segundo a pneumologista pediátrica, Julianni Bernardelli Lacombe, além da própria anatomia da via aérea infantil, que é mais estreita do que a do adulto, dificultando a limpeza, as crianças têm menor defesa imunológica e, por isso, são mais acometidas por outras doenças comuns nesta época do ano, como infecções virais e bacterianas. 

A lista de cuidados recomendados pela especialista pode ser de conhecimento da maioria das mães e vale também para adultos, como a limpeza das vias áreas com soro fisiológico, umidificação do ambiente com aparelho elétrico, bacia de água ou toalha molhada, a ingestão de bastante líquido, principalmente em brincadeiras ao ar livre, entre outros.

Julianni Bernardelli, no entanto, recomendo cuidado com o nível de umidificação do ar, porque, se for em exagero, no lugar de ajudar, pode prejudicar a criança. “O ideal é deixar o aparelho umidificador ligado à noite, quando for dormir, por no máximo quatro horas, porque senão pode causar algum tipo de mofo e isso não é bom para uma criança alérgica”, disse a médica. 

INFLUENZA 

Em Uberlândia, a meta de vacinação contra a gripe em crianças chegou a 65% e só não é pior do que em grávidas, que atingiram 60% da meta. Por causa do tempo seco, muitas mães ainda têm receio em vacinar os filhos, principalmente aqueles que têm problemas respiratórios, como bronquite, por medo de alguma reação ou de piorar o quadro clínico. Mas, segundo a pneumologista pediátrica Julianni Bernardelli, são justamente esses pacientes que devem ser vacinados. 

“A vacinação existe para evitar quadros graves, não para essas gripes corriqueiras. E crianças com problemas respiratórios têm uma predisposição maior de apresentar um quadro grave caso contraiam o vírus Influenza”, afirmou a especialista.  

Desde segunda-feira (25), a campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada para novos grupos nas unidades de saúde de Uberlândia, atendendo também adultos de 50 a 59 anos e crianças de 5 a 9 anos. As doses serão aplicadas até que acabem os estoques. 

DICAS PARA O TEMPO SECO

- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores por no máximo 4h, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90