Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/06/2018 às 07h48min - Atualizada em 21/06/2018 às 07h48min

Um concerto pela música brasileira

Pianista Sergio Monteiro se apresenta no Concertos Tribanco, que segue na diretriz de formação de público

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Divulgação

Hoje tem mais uma apresentação da série Concertos Tribanco, no Teatro Municipal de Uberlândia. Ao longo de 15 temporadas, o projeto idealizado pela musicista Viviane Taliberti mostra fôlego e mantém uma boa média de público a cada concerto. Com finalidade filantrópica, o ingresso, trocado por 1 litro de leite longa vida, é acessível a toda população e os artistas convidados também participam de máster classes gratuitas e apresentações em instituições sociais.

“O interesse pelo projeto ainda é muito grande. Nas primeiras edições deste ano tivemos uma média de 650 pessoas por concerto. E o nosso público também é bem diversificado desde crianças, muitos jovens e adolescentes até a terceira idade. É muito gratificante ver essa diversidade pois um dos objetivos do projeto é a formação de público”, afirma a coordenadora do Concertos Tribanco, Cristiane Minutti Bichara.

Hoje, o convidado é o pianista Sergio Monteiro. Além de ser artista endossado pela Steinway & Sons, uma das mais tradicionais e conceituadas marcas de piano do mundo, ele é chefe de Departamento de Piano da Wanda Bass School of Music, Oklahoma City University, nos Estados Unidos, país onde reside desde 2009.

Monteiro iniciou seus estudos aos quatro anos de idade e formou-se sob a orientação de Myrian Dauelsberg, na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro. Durante seu período de formação, conquistou 10 primeiros prêmios em importantes concursos brasileiros e sul-americanos de piano. No ano de 2000, foi contemplado pelo Ministério da Cultura com uma bolsa para estudar na prestigiosa Eastman School of Music, instituição na qual iniciou o seu doutorado sob orientação de Nelita True. Durante seus anos nessa escola, recebeu todos os prêmios oferecidos aos alunos, entre eles o Performance Certificate e o Concurso de Solista.

O pianista já se apresentou com as principais orquestras brasileiras. No exterior, tem registros de performances com a Phillarmonica de Dresdner, Kremlin Chamber Orchestra, Orquestra Filarmonica de Buenos Aires, Oklahoma City Phillarmonic, Lubeck Philarmonic, Orquestra de Câmara Europeia, entre outras. Na China, tem sido convidado para júri de diversos concursos e Master Classes em inúmeras universidades e Conservatórios.

Sergio Monteiro afirma ser um incansável divulgador da música brasileira de concerto. Em seu repertório contam-se dezenas de obras brasileiras de todos os períodos. Ele tem sido homenageado por nossos mais importantes compositores, com convites para estar à frente de diversas primeiras audições de suas criações e com obras originais a ele dedicadas. No ano de 2008, realizou a estreia mundial das “Gravuras Sonoras a D. João VI” para piano e orquestra, de Almeida Prado, junto a OSB e o Maestro Flávio Florence, no Rio de Janeiro; e lançou pelo Selo Biscoito Fino a integral da “Prole do Bebê”, de Villa-Lobos. Nos últimos dois anos, lançou três CDs pelo Selo Nexos, dedicados a obra de Henrique Oswald, a transcrições dos Poemas Sinfônicos de Liszt e as Sonatas de Scarlatti.

SERVIÇO

O QUE: Concertos Tribanco
QUEM: Sergio Monteiro (piano)
QUANDO: hoje, às 20h
ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070, Tibery)
ENTRADA FRANCA: 1 litro de leite longa vida vale um ingresso. Troca na bilheteria do teatro a partir das 12h
CLASSIFICAÇÃO: 8 anos
INFORMAÇÕES: 3235-1568
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90