Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/05/2018 às 09h25min - Atualizada em 30/05/2018 às 09h25min

Cidade mineira é tema de série de Hélcio Laranjo

Telas entram em exposição hoje e chamam atenção para projeto social

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Hélcio Laranjo acrescentou os garimpeiros em imagem inspirada em foto antiga | Foto: Divulgação
 
Hélcio Laranjo sempre esteve às voltas com as artes plásticas. Atualmente, o jornalista aposentado está a cada dia produzindo mais telas. Sua mais nova série é “Estrela de luz e sombras” e faz uma homenagem à cidade mineira de Estrela do Sul. A abertura da exposição acontece hoje com café da manhã e vernissage na Casa de Apoio ao Estrelassulense, onde fica até 15 de junho.

Natural de Oliveira(MG), com passagens por Brasília (DF), Laranjo voltou a morar em Uberlândia há alguns anos.

A esta série de Estrela do Sul ele afirma que trabalhou durante aproximadamente três meses. O resultado foram 21 telas divididas em nove óleo sobre tela, três em pastel seco e nove aquarelas. “Além de ter recordação da cidade usei muitas imagens antigas como referência e complementei as paisagens”, comentou o artista.

A imagem original que resultou na tela que ilustra essa reportagem, por exemplo, não contemplava os garimpeiros. “Tinha a imagem da cidade ao fundo e o rio e acrescentei os garimpeiros porque se alguém me pedisse para registrar a cidade em uma imagem seria essa, que resume sua história”, explicou Laranjo.
 
AÇÃO SOCIAL
 
Mais do que as belas e bucólicas paisagens de Estrela do Sul, a  série “Estrela de luz e sombra”, de Hélcio Laranjo, tem um objetivo maior, ajudar a Casa de Apoio ao Estrelassulense. A instituição recebe moradores de Estrela do Sul, Grupiara e Cascalho Rico que chegam a Uberlândia para tratamento médico e não têm condições de pagar um hotel ou uma pensão. Quem precisa tem café da manhã, almoço, lanche e jantar e lugar para dormir sem precisar pagar.

“É um trabalho social maravilhoso de amparo, feito por voluntários de Estrela do Sul. Ajuda não só ao paciente, mas também o acompanhante que muitas vezes fica em uma situação difícil a partir do momento em que tem um parente ou amigo internado”, disse Laranjo.

Parte do dinheiro que for arrecadado com a venda das telas ficará para a Casa de Apoio para contribuir com a causa social que tem total apoio de Laranjo.

Além dos voluntários, a Casa de Apoio, que comemora 2 anos com a abertura da exposição, conta com doações  para sua manutenção. Quem quiser colaborar com a instituição pode ligar diretamente no local (veja telefone no quadro abaixo)

SERVIÇO

O QUE: Exposição “Estrela de luz e sombras”
QUEM: Hélcio Laranjo
QUANDO: hoje, 8h30: café da manhã e 19h30: abertura – visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 17h até 15 de junho
ONDE: Casa de Apoio ao Estrelassulense (R. Levino de Sousa, 1.688, bairro Umuarama)
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: 3304-2397
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90