Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/05/2018 às 18h24min - Atualizada em 22/05/2018 às 18h24min

Fama de saudável da maçã é endossada por nutricionistas

Fruta é muito associada a dietas e funciona perfeitamente como opção de lanche saudável no intervalo das refeições

DA REDAÇÃO
 
Um ditado muito popular nos Estados Unidos diz que comer uma maçã por dia é o segredo para manter o médico longe por um bom tempo. Na maioria das vezes vermelha também existem as maçãs verdes e suculentas, a fruta está presente em histórias da mitologia grega, em contos de fadas e até em logotipos de marcas.

Porém, é na mesa de milhões de pessoas que ela ganha importância. Em sua composição, estão substâncias extremamente benéficas à saúde, entre elas, minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro, além das vitaminas A, B1, B2 e C. "A maçã também contém pectina, uma fibra solúvel, que auxilia no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, além de servir como substrato para as bactérias 'boas' do intestino", acrescenta a nutricionista Carolina Favaron.

Para a Cristiane Braga Kanashiro, médica da Associação Brasileira de Nutrologia, outra ação interessante da maçã é a de promover a saciedade. 'A fruta possui muitas fibras, por isso sua digestão tende a ser mais lenta, o que aumenta a sensação de saciedade', explica. Não por acaso, a maçã também é muito associada a dietas, funcionando perfeitamente como opção de lanche saudável no intervalo das refeições.

Os nutricionistas concordam que, para preservar ao máximo as fibras, vitaminas e minerais da fruta, é ideal que ela seja consumida com casca. Porém, existem muitas formar de aproveitar tudo de bom que a maçã pode oferecer.

RECEITAS

Torta crocante de maçã

Ingredientes

Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
250 g de margarina light
 
Recheio
4 maçãs vermelhas cortadas em fatias finas
suco de 1 Limão
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (sopa) de canela em pó
 
Modo de preparo

Massa
Em uma vasilha, misture a margarina, a farinha de trigo e o açúcar com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Reserve
 
Recheio
Em uma panela, coloque as maçãs, o suco de limão, o açúcar e a canela. Leve ao fogo baixo e cozinhe por cerca de 20 minutos. Retire do fogo e espere esfriar. Enquanto isso, vá aquecendo o forno em temperatura média. Em seguida, pegue um refratário e distribua a massa, espalhando por cima o recheio. Cubra com a massa restante e leve para assar por cerca de 40 minutos ou até ficar dourado.
 
Bolo de Maçã

Ingredientes

3 ovos
100 g de creme vegetal
1 xícara e meia (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de suco soja de maçã
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 maçã picada sem casca
Creme vegetal para untar
Farinha de trigo para polvilhar

Cobertura
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (sopa) de suco de soja de maçã
1/2 (chá) de canela em pó

Modo de preparo

Massa
Na batedeira, bata os ovos com o creme vegetal e o açúcar até formar um creme de cor esbranquiçada. Desligue a batedeira e misture o suco de soja de maçã, a farinha peneirada, a canela e o fermento. Mecha bem até a mistura ficar homogênea. Em seguida, junte a maçã polvilhada com farinha ao restante da massa e misture. Despeje a massa em uma forma com furo central, untada e polvilhada. Leve ao forno médio-alto, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Retire, espere amornar e desenforme.
 
Cobertura
Misture todos os ingredientes e despeje sobre o bolo ainda morno. Sirva

Shake de maçã e capim-santo

Ingredientes

Cascas de 3 maçãs vermelhas
8 talos de capim-santo (também conhecido como capim-cidreira), picados
2 xícaras (chá) de iogurte natural batido

Modo de preparo

Em uma panela, coloque 1 xícara (chá) de água com a casca das maçãs e as folhas do capim-santo, e ferva em fogo médio, por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar, coe e misture ao iogurte batido. Leve à geladeira por 20 minutos ou até o momento de servir. Sirva gelado.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90