Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/05/2018 às 07h24min - Atualizada em 22/05/2018 às 07h24min

Verdão quer garantir 1º lugar da chave na Série D

Com a vaga praticamente assegurada time descansa e planeja última rodada da fase classificatória

ÉDER SOARES | REPÓRTER
 
Folga de dois dias para recarregar as energias e voltar com carga máxima para a disputa da última e decisiva rodada da fase classificatória do Campeonato Brasileiro – Série D.  O elenco do Uberlândia Esporte Clube retorna aos treinamentos, amanhã, no CT Ninho do Periquito, depois de retomar a liderança do grupo A13, ao bater o Novorizontino (SP) por 3 a 1, na tarde do domingo (20) no Estádio Parque do Sabiá. Foi a terceira vitória do UEC na competição, que chegou aos dez pontos e praticamente garantiu a sua classificação, com uma rodada de antecedência, para a primeira fase dos mata-matas.

No próximo domingo (27), o Verdão encerra participação na primeira fase encarando o já eliminado Atlético (ES), às 18h, em Cariacica (ES). Para que o Uberlândia fique de fora da competição é preciso que ele seja derrotado pela equipe capixaba e aconteça ainda uma grande combinação de resultados, improvável de acontecer.

Com uma vitória no Espirito Santo, o Verdão garantirá a primeira colocação da chave, o que lhe dará levará vantagem no primeiro confronto dos mata-matas. Classificam-se para a fase seguinte, os primeiros colocados de cada um dos 17 grupos, mais os 15 melhores segundos colocados.

JOGO

Na partida de domingo, o Verdão abriu o placar logo aos 13 minutos do primeiro tempo. Depois de cobrança de escanteio de Airton, o artilheiro Tiago Amaral tocou a bola para o gol. Houve muita reclamação do time paulista, alegando que a bola não teria ultrapassado a linha, mas o juiz da partida bancou a marcação. O empate do Novorizontino aconteceu aos 46 minutos, através de cobrança de penalidade máxima feita pelo meia Pereira, o mesmo que há duas semanas havia se apresentado ao UEC, mas deixou o clube alegando melhor proposta do Novorizontino.

No segundo tempo, melhor na partida, o Uberlândia partiu com tudo em busca da vitória. Aos 11 minutos, em mais uma cobrança de escanteio de Airton, o zagueiro Rogério testou forte, sem chances para o goleiro Oliveira. O terceiro tento alviverde não demorou muito a sair. Aos 17 minutos, Tiago Amaral foi derrubado dentro da área. Ele mesmo bateu o pênalti fazendo 3 a 1 para o Verdão. Este foi o quinto gol Tiago na competição, agora vice-artilheiro do certame, com média de um gol por partida.

“A equipe está de parabéns pela dedicação e organização dentro dos jogos. Com muita entrega conseguimos esta importante vitória, que nos assegura na segunda fase. Precisamos ter essa tranquilidade dentro da competição, pois temos uma partida muito longe próximo domingo e pode ser que precisemos descansar alguns atletas para entrarmos com força máxima nos mata-matas”, disse Tiago Amaral.

O técnico Felipe Surian deu méritos totais aos jogadores, mas deixou claro que o time ainda precisa melhorar. “Estou satisfeito, pois vejo que os atletas vêm assimilando o nosso propósito de jogo e isso está se refletindo dentro dos jogos. Mas temos a consciência que ainda existem algumas questões para serem evoluídas dentro da competição e que vamos trabalhar muito para chegar ao ideal”.

URT

Depois de duas derrotas seguidas na Série D, a URT conseguiu sair de uma situação complicada na competição e terá uma semana mais calma de trabalhos, no Estádio Zama Maciel. O Trovão Azul precisava vencer o Itumbiara no último domingo (20) para seguir com vida na quarta divisão nacional e conseguiu um importante triunfo por 1 a 0, em Itumbiara, com um gol salvador de Rafael Oller, aos 46 minutos do segundo tempo.

Com a vitória, a URT subiu para a segunda colocação do grupo A12 somando sete pontos. O time patense está empatado em todos os critérios com o Itumbiara, e só fica a frente pela questão do confronto direto, já que venceu as duas partidas ante ao rival.

No próximo domingo (27), a equipe recebe o já eliminado Espirito Santo, às 18h, no Estádio Zama Maciel. Já o Itumbiara, concorrente direito pela classificação, enfrenta o líder e já classificado, Macaé (RJ), no Rio de Janeiro.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90