Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/05/2018 às 09h52min - Atualizada em 16/05/2018 às 09h52min

Sebrae promove palestras para microempreendedores individuais

Objetivo é orientar pessoas formalizadas que trabalham por conta própria

MARIELY DALMÔNICA | REPÓRTER
Assistente do Sebrae Victor Hugo Guimarães diz que número de MEIs tende a crescer cada vez mais | Foto: Divulgação
 
Minas Gerais tem mais de 784 mil Microempreendedores Individuais (MEI), o que equivale a 11,2% dos 7 milhões de trabalhadores nesta categoria no Brasil. De olho nesta realidade, o Sebrae Minas promove, até a sexta-feira (18), a Semana do MEI, que prevê uma série de atividades gratuitas com o objetivo de orientar esses empreendedores na gestão dos próprios negócios. Além disso, está previsto mutirões para a formalização de pessoas que trabalham por conta própria (ver abaixo).

Na região, o evento prevê atividades em 33 cidades. Em Uberlândia, a partir desta quarta-feira (16), será realizada a palestra “Como ser MEI na prática”, para diversos segmentos, como vestuário, mecânica e beleza, além da oficina “Como fazer sua empresa crescer”.

“O número de microempreendedores deve aumentar. Devido à economia atual e ao desemprego, muitas pessoas estão procurando empreender em algo. A maioria delas precisa de preparo e de uma gestão correta, por isso disponibilizamos essas capacitações”, afirma o assistente do Sebrae em Uberlândia, Victor Hugo Guimarães.

Essas atividades sempre são oferecidas no mês de maio, antes da data final para a entrega da declaração anual do MEI, que deve ser feita até o dia 31, pela internet. Segundo o assistente de negócios, quase metade dos microempreendedores individuais estão inadimplentes.

Meire Peres e o esposo, Sebastião Nascimento, optaram pelo trabalho autônomo e abriram o MEI na última segunda-feira (14), no Sebrae em Uberlândia. Os dois trabalham com a produção e venda de salgados, pães de queijo e doces. “O ramo de comida sempre está em alta e nós estamos nele há três meses. Produzimos tudo em casa e está dando certo”, contou a salgadeira.

PROGRAMAÇÃO
 
A programação da Semana do MEI é gratuita e os interessados podem se inscrever pelo site www.semanadomeimg.com.br. Todos os dias serão realizadas transmissões ao vivo pelo Facebook do Sebrae Minas com os temas: organização das finanças, utilização da internet, atitudes que podem diferenciar o seu negócio e planejamento do tempo.

Até sexta-feira (18), os microempreendedores podem falar com especialistas pelo site para esclarecer dúvidas sobre empreendedorismo, finanças e legislação.

Hoje (16)

8h30 às 17h: Mutirão do MEI – Formalização e Declaração
8h30 às 12h30: Palestra “Como ser MEI na prática – segmento oficina mecânica”
14h às 18h: Palestra “Como ser MEI na prática – segmento estética e beleza”
 
Quinta-feira (17)

8h30 às 17h: Mutirão do MEI – Formalização e Declaração
8h30 às 12h30: Palestra “Como ser MEI na prática – segmento moveleiro”
14h às 18h: Palestra “Como ser MEI na prática – segmento alimentação fora do lar”
18h30 às 21h30: Oficina MEI “Como fazer sua empresa crescer”
 
Sexta-feira (18)

8h30 às 17h: Mutirão do MEI – Formalização e Declaração
9h às 12h: Oficina MEI “Como fazer sua empresa crescer”
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90