Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/05/2018 às 13h25min - Atualizada em 15/05/2018 às 13h25min

Rica em vitamina C, laranja é fruta da imunidade

A laranja é uma boa pedida em qualquer época do ano por trazer diversos benefícios à saúde

FOLHAPRESS | SÃO PAULO
Frango com molho de laranja | Foto: Divulgação/Ajinomoto
 
Com o frio chegando, a procura por laranjas nos supermercados continua em alta. Isso porque, embora a fruta seja bastante refrescante para os dias de calor, ela é uma das principais fontes de vitamina C da natureza, ajudando a fortalecer o sistema imunológico para a temporada mais fria do ano.

"A vitamina C é um antioxidante que protege contra danos causados às células pelos radicais livres. Seu consumo ajuda a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, bem como de derrames e de doenças cardíacas, entre outras. Além disso, ela também está associada ao auxílio no emagrecimento", lista a nutricionista Helouse Odebrecht.

Para adultos saudáveis, a recomendação de vitamina C é de 90 mg ao dia para homens, e 75 mg para mulheres. Uma laranja possui em média 70 mg desse nutriente, chegando a quase preencher a dose diária necessária.

Como na maioria das frutas cítricas, a casca da laranja também possui propriedades que fazem bem à saúde. "Usar a casca na forma de chá (fervida por 15 minutos em 400 ml de água) pode melhorar o colesterol sanguíneo, reduzir sintomas da artrite e prevenir contra inflamação intestinal, diabetes e doenças cardiovasculares", sugere Helouse. Outra parte da fruta que pode e deve ser aproveitada é o bagaço.

Por não ser muito calórica, com apenas 60 calorias por unidade, a laranja pode ser incluída em dietas de emagrecimento. Porém, por ser muito ácida, deve ser evitada por pessoas que sofrem de úlcera e gastrite.

Confira receitas que têm a laranja como ingrediente:

Frango ao molho de laranja

Ingredientes

- 8 filés de peito de frango
- 2 xíc. (chá) de suco de laranja
- 3 col. (sopa) de margarina cremosa sem sal
- 1 col. (sopa) de farinha de trigo
- 1 col. (sopa) de gengibre fresco ralado
- Pimenta-do-reino preta moída a gosto
- Sal a gosto
- 3 cenouras descascadas e picadas grosseiramente
 
Modo de preparo
 - No liquidificador, bata a cenoura com metade do suco de laranja, coe e reserve. Em uma panela, derreta duas colheres de sopa de margarina, acrescente a farinha e deixe dourar. Em seguida, acrescente o suco coado e deixe cozinhar, em fogo baixo, até que ele comece a engrossar. Acrescente o gengibre, a outra metade do suco de laranja e tempere com a pimenta e o sal, formando um molho. Reserve. Enquanto isso, tempere os filés com a pimenta e o sal e grelhe com o restante da margarina. Sirva o molho sobre o frango grelhado.
- Dica: Sirva acompanhado de arroz e vagem.

Brigadeiro de laranja
 


Ingredientes

- 1 lata de leite condensado
- 3 col. (sopa) de chocolate em pó
- 1/2 col. (sopa) de manteiga
- 1 col. (sopa) de raspas de laranja
- 1/2 copo de suco de laranja
- Chocolate granulado preto

Modo de preparo
- Em uma panela, misture o leite condensado, o chocolate em pó, a margarina e as raspas e o suco de laranja. Mexa bem até que a massa fique consistente e comece a desgrudar do fundo da panela. Unte um prato fundo com manteiga e despeje o brigadeiro ainda quente. Reserve até esfriar. Enrole cada unidade do doce no tamanho que desejar e passe-os no granulado. Coloque-os em forminhas e pronto!


Bolo de laranja com chocolate
 


Ingredientes

>> Massa
- 3 ovos
- 1/4 xíc. (chá) de suco de laranja
- 3 col. (sopa) de açúcar refinado
- 1 xíc. (chá) de farinha de trigo
- 1/4 xíc. (chá) de óleo
- 1 col. (sobremesa) de fermento em pó
- 1 col. (sobremesa) de raspas de laranja

>>Recheio e cobertura
- 200 g de chocolate meio amargo picado
- 1 col. (sopa) de licor de laranja
- 1 lata de creme de leite
- 70 g de chocolate meio amargo ralado, para decorar

Modo de preparo
- Massa: na batedeira, bata os ovos com o açúcar até triplicar o volume. Junte o óleo, as raspas e o suco de laranja e bata por mais dois minutos. Sem bater, incorpore delicadamente a farinha de trigo peneirada com o fermento. Despeje na fôrma untada e forrada com papel-manteiga e asse no forno preaquecido até que, ao espetar a massa com um palito, este saia limpo.

- Recheio e cobertura: no micro-ondas, derreta o chocolate conforme a orientação do fabricante. Misture-o bem com o creme de leite e o licor e reserve em temperatura ambiente até espessar. Separe meia xícara (chá) do creme para cobrir o bolo.

- Montagem: desenforme o bolo morno e, depois de frio, corte-o em duas camadas. Sobre o prato de servir, coloque uma das partes de massa. Feito isso, distribua o recheio sobre ela, deixando livre 1,5 cm da borda. Em seguida, sobreponha a outra camada de massa. Cubra o topo e a lateral do bolo com o creme restante e finalize salpicando toda a superfície com o chocolate ralado. Reserve na geladeira por cerca de duas horas. Sirva gelado.
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90