12/05/2018 às 05h33min - Atualizada em 12/05/2018 às 05h33min

Encontro debate medidas de combate à pedofilia

Evento acontece em meio a discussões sobre falta de dados sobre crime

NÚBIA MOTA | REPÓRTER
Coronel Cláudio Vitor Rodrigues Rocha fará palestra de abertura do evento | Foto: Prefeitura de Araguari
  
Os três Conselhos Tutelares de Uberlândia estimam que, por dia, 10 crianças sofram algum tipo de violência física e sexual na cidade. Os números, no entanto, podem ser maiores, já que dados estatísticos em Uberlândia, assim como em todo o Brasil, não são contabilizados por muitos órgãos, como as polícias Civil e Federal. É com base neste cenário que autoridades e membros da sociedade civil se reúnem, entre segunda (14) e sexta-feira (18), para debates no 1º Encontro Municipal “Todos contra a pedofilia”. Ainda durante a programação, será lançada a campanha nacional “Maio Vermelho”, mês dedicado ao combate à pedofilia.

Segundo Danusa Biasi, presidente do Instituto Carrossel - criado por uberlandenses para combater a prática da violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes – não há um controle estático em nível federal, estadual ou municipal que acompanhe quantos menores são vítimas de abuso sexual, nem o que acontece com eles depois que procuraram ajuda. “Primeiro, muitos casos ficam dentro de casa e ninguém fica sabendo. Depois, os órgãos competentes não têm essa estatística separada. O único dado que a gente tem é o do Conselho Tutelar, mas não dá para saber se é condizente com a realidade porque o sistema é muito falho”, disse Danusa Biasi.  

Apesar da falta de dados, o vereador Roger Dantas (PEN), um dos idealizadores do Encontro, acredita que o evento vai promover debates atuais sobre o abuso sexual infantil e colaborar para que o crime seja melhor compreendido. “Fui recentemente no Conselho Tutelar e não existe  um software que ajude a cadastrar esses dados separadamente, de abuso sexual e violência doméstica. Vou cobrar esse controle desses órgãos. Por isso, acredito que esse encontro vai ser tão importante, independentemente de questão partidária e política”, afirmou.
 
POLÍCIA MILITAR
 
Para abrir o ciclo de palestras do Encontro Municipal, foi convidado para o evento o Coronel Cláudio Vitor Rodrigues Rocha, comandante da 9º Região de Polícia Militar (9ª RPM), que irá falar da prevenção e combate ao abuso sexual infantil. “A prevenção acontece, principalmente, com o trabalho da Patrulha de Prevenção de Violência Doméstica, com foco tanto na mulher quanto na criança e adolescente. Ainda temos um trabalho de inteligência junto ao Ministério Público, para combate a grupos que pratiquem pedofilia em rede social e também dentro de casa”, disse o coronel.

Segundo o Cláudio Vítor, o trabalho da PM depende muito da atenção da família, que deve detectar que algo está errado com a criança. “Pode acontecer em uma escola, na rede social ou em casa. E as crianças sempre dão sinais”, disse.

Dados da PM sobre crimes sexuais contra menores, codificados como estupro de vulnerável, devem ser apresentados durante a apresentação do comandante, às 14h, da segunda-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal de Uberlândia.
 
PROGRAMAÇÃO
 
SEGUNDA-FEIRA
 
LOCAL: Auditório Cícero Diniz
14h – Palestra: “Prevenção e Combate ao Abuso Sexual Infantil – Pedofilia”
Palestrante: Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais – 9ª RISP – Cláudio Vitor Rodrigues Rocha

LOCAL: Plenário da Câmara Municipal de Uberlândia “Homero Santos”
19h – Credenciamento e recepção (café)
19h30 – Abertura oficial do evento
20h30 – Homenagens (moções)
21h – Depoimento vítima de pedofilia
21h30 – Encerramento e Abertura Oficial do Encontro
 
TERÇA-FEIRA
 
LOCAL: Praça Tubal Vilela
9h – Blitz Educativa (distribuição de material educativo)
           Lançamento “Maio Vermelho”

LOCAL: Auditório Cícero Diniz
14h - palestra: “Todos Contra a Pedofilia”
Palestrante: Carlos José Silva Fortes (Casé)
 
QUARTA-FEIRA
 
LOCAL: Auditório Cícero Diniz
14h - Palestra: Pedofilia Na Rede
Palestrantes: André Tuma Delbim Ferreira
 
QUINTA-FEIRA
 
LOCAL: Auditório Cícero Diniz
19h – Palestra: Aspectos psicológicos de crianças e adolescentes vítimas do abuso sexual 
Palestrante: Dr. Carlos Henrique Cotta D’Ângelo (Delegado Chefe da Polícia Federal de Uberlândia-MG) e Carolyne Ieza Nascimento (Psicóloga e Doula)
 
SEXTA-FEIRA
 
LOCAL: Parque do Sabiá (concentração entrada principal)
9h- Caminhada “Todos contra a pedofilia”

LOCAL: Plenário da Câmara Municipal de Uberlândia “Homero Santos”
19h – Encerramento e balanço do evento
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »