05/05/2018 às 10h01min - Atualizada em 05/05/2018 às 10h01min

Academia do Vôlei prevê abrir ginásio neste mês

Arena poderá receber até 1,8 mil torcedores e beneficiar a 600 atletas

ÉDER SOARES | REPÓRTER
Honorato diz que ginásio poderá ajudar o Uberlândia/Gabarito a chegar na elite do vôlei nacional | Foto: Éder Soares
  
O projeto Academia do Vôlei está prestes a concretizar um sonho antigo. A praça de esportes, onde a equipe do Gabarito/Uberlândia mandará jogos válidos pelas categorias de base e adulta, tem previsão de inauguração para o dia 20 deste mês.

Há cerca de um ano, o treinador e um dos coordenadores da equipe de vôlei masculino, Manoel Honorato, iniciou a construção do próprio ginásio, situado na rua das Juritis, no bairro Cidade Jardim, zona sul de Uberlândia.  O projeto, orçado em R$ 2 milhões, foi bancado com repasses do Ministério Público do Trabalho (MPT).  

A nova casa poderá abrigar 1,1 mil torcedores, capacidade que pode ser ampliada para até 1,8 mil lugares através da montagem de estrutura de arquibancadas móveis. O local terá ainda estacionamento, academia, sala de reuniões, vestiários e apartamentos com capacidade para alojar até 100 atletas. Um piso especial para jogos oficiais também está vindo direto da França. O material é o mesmo utilizado em jogos oficias da Superliga e da Liga Mundial.

Segundo Manoel Honorato, a nova arena significa o estabelecimento de uma residência fixa para a equipe de vôlei masculino, que completará 22 anos no dia 22 de maio e nunca teve uma sede própria.

“É bom olhar para trás e ver que foram mil obstáculos [superados], barreiras que nos mostraram o caminho a percorrer. A expectativa é de ver esse ginásio cheio, com crianças pobres e que não têm dinheiro para pagar uma escolinha. Aqui, elas vão ter a oportunidade de ter um futuro”, disse o treinador.

A Academia do Vôlei conta atualmente com 180 atletas, a partir dos 10 anos de idade até a categoria adulta. Os alunos treinam diariamente em cinco núcleos espalhados pela cidade, alguns em parceria com a Fundação Uberlandense do Turismo Esporte e Lazer (Futel), na qual Manoel Honorato também é professor. Após a inauguração do ginásio, a expectativa é que o projeto ajude a 600 atletas.

Nos dois últimos anos, a equipe adulta, que é treinada por Honorato, participou da Superliga B Masculina. O grande sonho do treinador é que a nova casa ajude a colocar o time na disputa da divisão principal da Superliga Masculina.

“Não tenho dúvidas de que o nosso ginásio será um pontapé inicial para que possamos realizar o sonho de ter um time forte na Superliga. Vamos nos fortalecer ainda mais como formadores de atletas e isso é, sem dúvidas, o esteio para o futuro de uma equipe adulta forte. É uma nova realidade que irá fortalecer não só a Academia do Vôlei, mas principalmente o esporte uberlandense”, disse Honorato.   
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »