Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/04/2018 às 05h50min - Atualizada em 27/04/2018 às 05h50min

Três dias para a celebração da dança

Diferentes modalidades serão apresentadas no Pratic Shopping, CEU Shopping Park e Teatro Municipal

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
UAI Q Dança levará a performance “Resta Um” para o Pratic Shopping nesta tarde | Foto: Luciane Segatto/Divulgação

Apesar de ser uma data ainda considerada nova no calendário mundial, instituído pela Unesco em 1982, o Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, tem ganhado força ao longo dos anos. Em Uberlândia, neste 2018, a data será comemorada em três dias, de hoje a domingo (29) em diferentes espaços da cidade e com entrada franca.

Com realização da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), são três eventos que começam pelas apresentações desta tarde no Pratic Shopping (Terminal Central), continuam amanhã no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do bairro Shopping Park e terminam no domingo no Teatro Municipal.

Ao todo, quase 400 bailarinos de 33 companhias realizarão apresentações dos mais diversos estilos: dança livre, de rua profissional, do ventre, popular, contemporânea, brasileira, infantil, ballet de repertório, jazz adulto e infantil, árabe, cigana, tribal Brasil e heels dance são algumas modalidades contempladas.

PERFORMANCES

A UAI Q Dança apresentará um de seus mais novos trabalhos hoje, no Pratic Shopping, às 16h. Trata-se de “Resta Um”, performance inspirada no jogo de tabuleiro de mesmo nome que tem como objetivo movimentar as peças, que são todas da mesma cor, saltando-as até que se consiga uma peça apenas no tabuleiro.

Segundo a coreógrafa e fundadora do UAI Q Dança, a performance traz como mote a eliminação como desistência de participação do jogo. “Entenda-se ‘jogo’ por: organizações sociais, políticas e questões pessoais da vida humana. E como que um(a) vai restar resistindo e dando voz a quem não foi possível ou foi impossibilitado de seguir jogando”, explicou.

Esse trabalho foi apresentado em locais como a Praça Adolfo Fonseca, em Uberlândia. Os artistas atuantes são Call Oliver, Bia Palmer, Cecília Resende, Carol Rosemburgo, Patrícia Borges, Isabela Palhares, Panmela Tadeu, Mariana Macedo, Amanda Benfica e Gabriela Luisa.

Responsável por duas escolas de dança, Malu Alves levará uma coreografia de cada para o evento. “Teremos uma coreografia solo de ‘Princesa Florine’, da Escola de Dança do Colégio Nossa Senhora e o contemporâneo ‘Em transe’, da Passo de Art. Ambas serão apresentadas no Municipal e ‘Princesa Florine’ irá também ao CEU do Shopping Park”, disse Manu, que afirma que os alunos estão muito entusiasmados com o final de semana.

PRATAS DA CASA

De acordo com a secretária municipal interina de Cultura, Rosa Maria Marra Dias, a intenção da prefeitura é celebrar a data com a valorização dos artistas que compõem o cenário da dança na cidade. “Fizemos questão de prestigiar os grupos genuinamente de Uberlândia. Queremos colocar em destaque todas as pessoas que fazem da dança uma manifestação tão viva e importante no município”.

Entre os grupos e artistas selecionados estão Vanilton Lakka, Cia de Dança Nana Gonzaga, Alex Academia de Dança, Studio Dance Daniela Reis, Núcleo da Dança Priscila Prates, Marzuq Dança do Ventre, entre outros. Pelos trabalhos selecionados, percebe-se que a programação contempla artistas de todas as idades, algo que dá muito mais brilho ao evento. Confira abaixo os locais e horários das apresentações.

SERVIÇO

O QUE: apresentações do Dia Internacional da Dança

HOJE (27), às 16h30
LOCAL: Pratic Shopping, no Terminal Central
ENTRADA FRANCA

AMANHÃ (28), às 17h
LOCAL: CEU Shopping Park (AV. Juvenília Mota Leite, nº 700)
ENTRADA FRANCA

DOMINGO (29), às 18h
ONDE: Teatro Municipal, na avenida Rondon Pacheco, nº 7070, bairro Tibery
ENTRADA FRANCA: ingressos serão distribuídos gratuitamente a partir das 17h na bilheteria do espaço
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90