Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/04/2018 às 19h25min - Atualizada em 19/04/2018 às 19h25min

Uberlândia comemora o Dia do Exército

DA REDAÇÃO

Em comemoração ao dia do Exército Brasileiro, celebrado no dia 19 de abril, o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) promoveu várias atividades que ocorreram durante toda a manhã desta quinta-feira. Dentre elas, ações com 302 crianças de quatro escolas municipais, apresentação da banda do batalhão e formatura da tropa, por exemplo. O prefeito Odelmo Leão participou das comemorações e foi homenageado.

Logo pela manhã, os alunos da rede municipal participaram de oficinas no quartel e apredenram sobre temas como meio ambiente, presenciaram apresentaçãoda banda do batalhão e passearam nas viaturas militares pelo quartel.Em seguida, foi a vez dos militares organizarem a tradicional formatura da tropa.

Durante a solenidade, o prefeito Odelmo Leão foi honrado com a medalha do Exército Brasileiro, em reconhecimento aos serviços prestados em prol do interesse e bom nome do exército. “Fico feliz com a homenagem. O Dia do Exército é importante para resgatarmos o sentimento de pátria, de civismo e o 36º BIMec tem feito esse trabalho junto às nossas escolas”, disse.

Em seu pronunciamento, o comandante do batalhão, coronel Marcus Vinícius Bonifácio, citou o prefeito como legítimo representante dos valores aprendidos na caserna e reforçou a celebração da data. “Que tenhamos hoje a lembrança de nosso patrono, [Duque de] Caxias o pacificador, aquele que é o farol pra todos os soldados do exército brasileiro”. O Dia do Exército é comemorado em memória O Dia do Exército é celebrado em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 1648, no estado de Pernambuco. No episódio, brasileiros de diferentes etnias se uniram para combater a invasão holandesa.

APRENDIZADO CÍVICO

Os alunos da rede municipal que participaram do Dia do Exército aprovaram as atividades preparadas para as comemorações. Para Karolyne Vieira, Sara Ferreira e Raquel Souza, alunas da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves, a disciplina e o respeito dos soldados foram marcantes durante a visita. “A saudação, a forma como trabalham e os lugares de treinamento e esportes são muito interessantes”, comentaram.

PELOTÃO ESPERANÇA

Parceira em diversas ações do 36º BIMec, a Prefeitura de Uberlândia apoiou a reestruturação do projeto Pelotão Esperança, que  promove no contraturno escolar aulas de reforço, atividades física, acompanhamento nutricional, psicológico e social a alunos dos bairros Canaã e Morada Nova. Atualmente são atendidas 45 crianças de 9 a 12 anos que estão em situação de risco social.

O espaço para o projeto totalmente reestruturado foi inaugurado durante as comemorações do Dia do Exército. Entre os vários parceiros do projeto, o Instituto Hortense, gerido pelo cantor Léo Chaves, é o mais novo apoiador da iniciativa. “É um privilégio fazer parte desse tipo de ação. Precisamos fortalecer na sociedade a ideia de que somos seres em construção e capacitar as crianças com autonomia, confiança e autoestima”, comentou.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90