Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/04/2018 às 13h04min - Atualizada em 09/04/2018 às 13h04min

Aveia é energia boa em forma de cereal

Alimento é consumido em flocos, farelos ou farinha e melhora o trânsito intestinal

LETÍCIA NAÍSA | FOLHAPRESS

A aveia é um cereal famoso por ser rico em fibras, mas também concentra vitaminas, proteínas, cálcio e ferro. Por isso, integra refeições saudáveis. 

A nutricionista Juliana Pandini diz que as fibras da aveia, quando ingeridas, misturam-se à água do organismo e formam uma espécie de gel. "E a fibra solúvel que tem maior presença na aveia é a betaglucana, benéfica à saúde", afirma

A especialista explica: o consumo diário de betaglucano pode controlar a glicemia, auxiliar no controle dos níveis de colesterol, estimular a saciedade por mais tempo e regular o trânsito intestinal, aliviando a constipação localizada. 

No mercado, a aveia pode ser encontrada como farelo, flocos ou farinha. A diferença entre elas está na origem, já que cada uma é feita de uma parte distinta do cereal. 

Em flocos, é o próprio grão moído ou prensado integralmente. O farelo é obtido da casca. A farinha é feita com a parte mais interna do grão. 

A nutricionista Juliana aconselha que os flocos sejam priorizados quando combinados com iogurtes, sopas e mingaus. Já o farelo ou a farinha, diz, vão bem em saladas, sucos e bolos. Os três tipos são indicados para pães e saladas de frutas. 

A única contraindicação para o consumo de aveia é para celíacos. "Apesar de não fazer parte da sua composição nutricional, há traços de glúten na aveia, por ela ser processada em um ambiente comum", diz a profissional, referindo-se a outros cereais que contêm essa substância. "Isso é caracterizado como contaminação cruzada", explica. 

Juliana complementa que a aveia possui a proteína avenina, que é similar ao glúten. "Por isso, o acompanhamento nutricional é extremamente importante." 

Confira duas receitas com o ingrediente para fazer em casa:
 
Biscoitinhos de banana com aveia


Ingredientes

- 2 bananas-nanicas grandes amassadas
- 1 xíc. (chá) de aveia em flocos finos
- 1 col. (sopa) de óleo vegetal (como de girassol)
- 1 col. (chá) de fermento químico em pó
- ¼ xíc. (chá) de uvas-passas (opcional)

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 210º C. Em uma vasilha, coloque a banana amassada, a aveia em flocos, o óleo vegetal e o fermento. Misture. Se gostar, adicione as uvas-passas. Mexa bem até ficar uniforme. Com o auxílio de duas colheres, faça os biscoitos sobre uma assadeira untada com manteiga e leve para assar por 35 minutos ou até ficarem bem sequinhos e dourados.
 
Dica: se preferir, uma colher de açúcar mascavo pode ser adicionada para que a receita fique mais doce. Cacau, canela e castanha, por exemplo, também podem incrementar a receita.
 
Minipanquecas de aveia com geleia de abacaxi



Ingredientes

Geleia de abacaxi
- 1 xíc. (chá) de abacaxi picado
- 2 col. (sopa) de açúcar
- 4 col. (sopa) de água

Panquecas
- 1 pote de iogurte natural
- ½ xíc. (chá) de farelo de aveia (recomenda-se o orgânico)
- ½ xíc. (chá) de farinha de arroz
- ½ xíc. (chá) de fécula de batata
- 2 ovos
- 1 col. (sopa) de açúcar mascavo
- 2½col. (sopa) de manteiga
- 1 col. (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- ½ col. (chá) de canela em pó

Modo de preparo

Geleia de abacaxi: em uma panela, junte todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de dez minutos. Reserve.

Panquecas: em um recipiente, misture bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Unte levemente, com manteiga, uma frigideira. Nela, coloque uma pequena porção de massa no centro. Deixe dourar e vire-a do outro lado. Reserve e repita o processo com o restante da massa. Reserve. Montagem Para servir, coloque sobre cada panqueca reservada um pouco de geleia de abacaxi.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90