Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/03/2018 às 19h15min - Atualizada em 19/03/2018 às 19h15min

Governo apresenta ações de combate à escassez de água

DA REDAÇÃO
Em Uberlândia, prefeito lançou oficialmente um selo alusivo ao Fórum | Foto: Divulgação/Secom/PMU

A experiência de gestão em recursos hídricos, especialmente diante de um período de escassez, será tema de apresentação do Governo de Minas Gerais no 8º Fórum Mundial da Água, aberto oficialmente hoje, em Brasília.

Nascedouro de importantes rios federais, como o São Francisco, Doce, Jequitinhonha e Grande, Minas vive, a exemplo de todo o país, um período de crise hídrica. A diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão da Água (Igam), Marília Melo apresentará as medidas de enfrentamento ao problema já adotadas no estado.

Entre as ações de curto prazo, e com execução imediata, estão a implantação de planos de contingência para abastecimento em municípios críticos; avaliação dos grandes usuários de recursos hídricos; criação de um plano de fiscalização do período de estiagem e acompanhamento de usuários em restrição.

Um projeto de lei de reuso e aproveitamento água de chuva, elaborado pelo Governo Estadual, também está prestes a ser enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para apreciação parlamentar.

No médio prazo, com início da execução em, no máximo, um ano, será criado um plano estratégico de revitalização de bacias hidrográficas, com foco na infraestrutura verde e conservação, e também serão feitos investimentos para gestão da informação. A criação de um manual de eficiência de uso da água faz parte desta etapa do trabalho.

Com início da execução em tempo superior a um ano, o pacote de medidas de longo prazo inclui o uso sustentável da água subterrânea, investimento em infraestrutura, melhoria da qualidade da água e a discussão de critérios para cobrança pelo uso da água em situação de escassez.

SELO

A Prefeitura de Uberlândia e os Correios lançaram, na tarde de hoje, selo alusivo ao 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília até sexta-feira (23). O evento integrou parte das atividades programadas pela Prefeitura de Uberlândia para celebrar Dia Mundial da Água, comemorado na quinta (22).

Uberlândia foi a única cidade de Minas Gerais a receber o lançamento oficial. “Essas ações são formas de promover a conscientização sobre esse recurso indispensável para todos nós. Portanto, também é uma honra para Uberlândia, a única cidade de Minas Gerais a fazer parte do lançamento deste selo. Mas, além de comemorar, mais importante é trabalhar. Temos que trabalhar com respeito para garantir a preservação do meio ambiente, bem como água de qualidade para a população”, disse o prefeito Odelmo Leão.

O selo, no formato circular, apresenta a marca do 8º Fórum Mundial da Água, que repousa sobre um fundo de linhas onduladas que simulam o fluxo de um rio. Trata-se de uma composição de cinco elementos que representam o tempo, a localização, a água, a sustentabilidade e o numeral relativo à edição do evento.

O elemento tempo é representado pelas duas figuras que formam uma ampulheta, remetendo para a necessidade e a premência de agir, decidir e compartilhar. Ao centro, à esquerda, a legenda com a identificação do evento e à direita o local e o ano de sua realização. Na base do selo está a legenda do tema central desse encontro: “Compartilhando Água”.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90