Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/03/2018 às 11h50min - Atualizada em 19/03/2018 às 11h50min

UFU inicia ação educativa de trânsito

DA REDAÇÃO

A Prefeitura Universitária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu início, na semana passada, uma campanha educativa de trânsito no interior dos campi da instituição. O objetivo, segundo o prefeito universitário, João Jorge Ribeiro Damasceno, é sensibilizar e orientar os motoristas a seguirem, dentro dos espaços físicos da universidade, as regras do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), válidas para todo o território nacional.

A motivação, explica Damasceno, foi a solicitação do Ministério Público Federal (MPF) encaminhada à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), de Uberlândia, para que “agentes da Secretaria de Trânsito promovam visitas regulares nos campi Santa Mônica e Umuarama, da Universidade Federal de Uberlândia, para fiscalizar o cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro, promovendo a aplicação de multas e apreensão de veículos nas hipóteses legais”, conforme descrito no Ofício 1408/16, emitido pela Procuradoria da República em Uberlândia à Settran, no dia 8 de junho de 2016.

“Pela determinação a Settran deve fazer diligências dentro das áreas da universidade, que é espaço público, e aplicar as normas de trânsito. Então estamos nos antecipando com a campanha ‘Alerta Cidadão’ que adverte simbolicamente aos condutores de veículos sobre as infrações passíveis de autuação com multa pela Settran, após esta campanha educativa”, explicou o prefeito universitário.

Segundo o prefeito universitário, independentemente do início da efetiva fiscalização por parte da Settran, a campanha não tem data definida para terminar. “Por ser educativa, vamos continuar por quatro ou cinco meses, até atingirmos massivamente os motoristas e conscientizá-los sobre o uso adequado do espaço público, primando pela boa convivência e pela cidadania”, explica Damasceno. Em Uberlândia a fiscalização será feita pela Settran e nos demais campus fica a cargo dos órgãos de trânsito dos municípios.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90