Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/03/2018 às 05h21min - Atualizada em 18/03/2018 às 05h21min

A goiaba faz tão bem quanto a laranja e o limão

Rica em fibras, a fruta ajuda a regular o intestino e é pouco calórica e pode substituir o tomate na criação de molhos

LETÍCIA NAÍSA | FOLHAPRESS

Rica em vitaminas e fibras, a goiaba é uma boa pedida em diferentes receitas. A fruta, tropical, pode ser usada no preparo de doces e até mesmo substituir o tomate na criação de molhos, graças à sua baixa acidez. "É um alimento muito interessante. De tão rico em vitamina C, pode ter esse nutriente em maior quantidade do que a laranja e o limão, que são mais conhecidos por isso", afirma a nutróloga Ana Luísa Vilela.

A nutricionista Edvânia Soares destaca, ainda, que o bom índice de fibras da fruta ajuda a aumentar a sensação de saciedade ao comer. "É uma ótima opção para quem está fazendo dieta, porque tem valor calórico muito baixo. O indicado é consumir sempre em lanches intermediários", aconselha. As fibras também ajudam a regular o intestino, e a especialista indica que as folhas de goiabeira, quando ingeridas como chá, costumam melhorar quadros crônicos de diarreia. "Já a fruta, quando associada ao consumo de água, também regula o trânsito intestinal", completa. Os sucos, no entanto, não são os mais recomendados. "Como a bebida é coada, muitas dessas fibras acabam sendo perdidas, pois ficam nas sementes", afirma a nutricionista. O conselho é consumir a fruta normalmente ou mesmo usá-la no preparo de geleias. A contraindicação desse alimento existe para quem tem diverticulite, um problema de inflamação no intestino. "As sementes podem gerar essas inflamações", afirma a nutróloga Ana. Confira duas receitas diferentes feitas com goiaba.

RECEITAS

Canapé com ketchup de goiaba
 
Ingredientes
Para o ketchup
150 g de goiaba vermelha
1 dente de alho
30 g de cebola picada
10 ml de azeite
1 laranja
30 ml de molho shoyu
10 ml de molho inglês
15 ml de vinagre de maçã
15 g de açúcar
Pimenta-do-reino a gosto
70 g de goiabada cascão
Sal a gosto
 
Para o canapé
1 banana-da-terra
50 g de queijo minas padrão
1 col. (sopa) de manteiga (são recomendadas as sem lactose)
 
Modo de preparo
Ketchup
Descasque as goiabas e retire delas as sementes. Corte as goiabas, a cebola e o alho em pedaços pequenos e refogue-os no azeite. Adicione sal, shoyu, molho inglês, vinagre, pimenta e açúcar. A laranja deve ser espremida sobre essa receita. Deixe cozinhar, mexendo sempre. Corte a goiabada cascão em pedaços pequenos e adicione-a ao refogado, misturando sempre. Quando o doce derreter, retire a receita do fogo e processe com um mixer (ou liquidificador). Acerte o sal, se necessário.
 
Canapé
Corte a banana em rodelas de aproximadamente 1 cm de altura e grelhe-as em frigideira com a manteiga. Corte o queijo em pedaços pequenos e grelhe-os. Monte cada unidade na ordem: rodela de banana na base, queijo por cima e ketchup para finalizar.
 
Suflê de goiabada
 
Ingredientes
Para a goiabada
1 kg de goiabas maduras
500 g de açúcar
150 ml de água filtrada
 
Para o suflê
4 claras de ovo
1 col. (café) de fermento em pó
Manteiga ou margarina (para untar)
 
Modo de preparo
Goiabada
Descasque as goiabas e pique-as em partes pequenas. Bata a fruta com a água no liquidificador, até que não tenha mais nenhum pedaço. Peneire bem para sair os caroços. Junte-a ao açúcar em uma panela e deixe em fogo baixo de 45 a 50 minutos, mexendo até engrossar.
 
Suflê
Aqueça o forno a 200º C. Unte com manteiga seis potinhos pequenos e coloque-os em uma fôrma. Dissolva, com um pouco de água e em fogo baixo, 100 g da goiabada já preparada. Reserve. Bata as claras em neve e, em seguida, despeje nela a goiabada derretida. Vá mexendo levemente e adicione o fermento. Preencha os potes pela metade com a receita (para que não entorne ao crescer) e deixe no forno por aproximadamente 15 minutos, até dourar. Sirva imediatamente.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90